quarta-feira, 13 de março de 2013

Professor Leonil Pena Amanajás: Uma Vida Dedicada à Formação Educacional da Juventude

(Foto: Reprodução / Portal Assembleia - AP)
        O Pioneiro Leonil Aquino Pena Amanajás, nasceu no dia 9 de maio de 1937, na Região do Bailique. 
     É filho de Alarico Pena Amanajás e Raimunda Pena Amanajás. Passou quase toda a juventude no interior. Depois de dez anos lecionando no interior como professor leigo, foi para Macapá, onde fez o curso pedagógico, concluiu o Curso de Letras, Administração e o de especialização em metodologia em ensino superior. Formou-se pelo Núcleo de Educação do Amapá, da UFPA, hoje UNIFAP. É um atleta nato. Praticou salto livre, futebol, voleibol, e sempre que pode bate uma bolinha.
    Quando ingressou no magistério em 1954, tinha um sonho de ter um complexo que tivesse da pré-escola até o 3º grau. Passou 34 anos como funcionário público, exercendo as funções de diretor de escola, professor, chefe de gabinete, secretário substituto, chefe de departamentos e outras mais, quando aposentou-se. Nessa época fundou a  pré-escola, o 1º e 2º graus, por etapa. Foi quando surgiu a Associação Amapaense de Ensino e Cultura, que é mantenedora do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). Foi convidado pelo grupo de professores de Belém, através de Edson Franco, diretor da Universidade da Amazônia (UNAMA) para fazer parte dessa Associação. Aceitou e está desde 1992, quando começou a funcionar. A fundação da Faculdade, se deu em 11 de novembro de 1980, e no dia 26 de novembro, do mesmo ano, foi registrada no Cartório de Ofícios e Notas da Comarca de Macapá. Desde o primeiro curso de ciências contábeis, em janeiro de 1990, muitos outros vieram. Hoje conta com novo campo numa área nobre do bairro Santa Rita.
    Leonil Amanajás é casado com a também professora e educadora Ana Delsa Pereira Amanajás, pai de quatro filhos: Viviane, Daniele, Luiz Cláudio e Isabele. Tem preferência por pescaria, bolero, samba-canção e músicas boêmias da velha-guarda, sem deixar de gostar de boas canções da nova geração. É católico praticante e tem a educação como meta, e, apesar de seus 75 anos de vida, continua se dedicando, diuturnamente, à formação educacional da juventude.
Fonte: Revista "Perfil do Amapá"
      Homenagem do Legislativo ao ilustre Pioneiro: 
     Em sessão solene a ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP), com data ainda a ser definida, o professor Leonil Aquino Pena Amanajás, será agraciado com o Título de Mérito Legislativo em Educação, pelo seu relevante papel como educador e empresário no ramo da educação, contribuindo para o crescimento e a amplitude desta no Amapá. O reconhecimento partiu do deputado Michel JK (PSDB), através do projeto de Decreto Legislativo, lido na sessão de 27 de fevereiro. (Fonte: Portal da Assembleia Legislativa do Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...