quarta-feira, 20 de março de 2013

Primeiro Helicóptero Oficial do Amapá

O General Luiz Mendes da Silva governou o Amapá de abril de 1964 a abril de 1967.
Durante esse período ele adquiriu uma aeronave, com o intuito de prestar socorro, em casos de emergência, aos moradores das regiões de difícil acesso do Território do Amapá.
Foto de 1967, mostra o helicóptero marca HUGHES 300 - prefixo PP-ENO, de propriedade do Governo do Amapá, sob o comando do piloto Juarez Monteiro, nas festividades na localidade de Macacoary, tendo a bordo o Prefeito Municipal de Macapá, Dr. Douglas Lobato Lopes.
Segundo informações do pioneiro Arlindo Oliveira - mecânico de aeronaves, na época, tratava-se de um  helicóptero marca HUGHES 300, prefixo PP-ENO, com capacidade para duas pessoas e autonomia de 3 horas de vôo e que poderia utilizar flutuadores(foto), que lhe possibilitavam o pouso em regiões alagadas. 
O citado helicóptero chegou à cidade encaixotado e foi montado lá mesmo em Macapá. Um coronel reformado do Exército ,foi designado para efetuar o treinamento dos primeiros pilotos. O piloto Juarez Monteiro, que foi treinado por ele, era o comandante da aeronave. Entretanto esse helicóptero nunca realizou qualquer missão de resgate nem de remoção de emergência.
Arlindo Oliveira, informou ainda que, com a saída de Luiz Mendes da Silva do governo do Amapá, o cargo foi ocupado pelo general Ivanhoé Gonçalves Martins, que achou o helicóptero muito dispendioso para a administração do Território. Diante disso,  em menos de seis meses passou o mesmo, em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...