domingo, 17 de março de 2013

Do Baú do João Silva: Um Baile de Antigamente


Trinta, quarenta, cinquenta anos atrás, tempo em que os clubes de Macapá tinham sede e  vida social, havia programação voltada para o quadro de sócio e a vida social era intensa, com destaque para os bailes de gala, os bailes de formatura e os bailes de carnaval, que aconteciam também nos salões do Macapá Hotel e do Aeroclube, que depois transformou-se na Assembleia Amapaense e ficava mais ou menos nas mediações do prédio da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Amapá, em área outrora ocupada pelo primeiro aeroporto de Macapá.
O registro da década de sessenta mostra concorrido baile de gala realizado na Assembleia Amapaense ao som do grupo Os Cometas; na foto, tanto no palco quanto no salão, podemos ver figuras conhecidas da sociedade amapaense: no salão, dançando, pode-se ver Amujaci, Meton Jucá, Joacy Mont'Alverne, Eduardo Galinha, Lucas, Carlos Nilson; no palco, fazendo parte de Os Cometas, Espíndola (no sax no centro), Muscula, Sabá Mont'Alverne (no violão à direita), Walfredo, entre outros. O traje era passeio completo e as damas, todas de costa para o clic do fotógrafo, usavam vestido longo, chamado traje fino. O Conjunto Os Cometas, para variar, também caprichou no traje, como seus componentes faziam por ocasião das apresentações de gala, nos bons tempos que lá se vão... (João Silva)
Nota do editor: Com a devida anuência do amigo João Silva, permito-me fazer algumas observações no histórico texto do nobre escriba amapaense, com o único propósito de valorizá-lo ainda mais. Ao invés de Joacy Mont'Alverne (que está no palco com os Cometas) quem aparece nas imagens, no salão dançando, é o irmão dele Jorge Mont'Alverne, que foi meu colega de turma nos tempos de ginásio, na Escola Normal de Macapá, e hoje é um conceituado profissional da saúde, na capital paulista.
Um outro detalhe que observei na ornamentação do recinto, foram as figuras que lembram o mitológico Saci-Pererê [vejam na parede o píleo (gorro), os olhos grandes e o cachimbo do negrinho] o que nos induzem a imaginar que o evento poderia ser uma promoção do Saci-Clube (clube de jovens da época). (João Lázaro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...