quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Lançamento do LP de Marabaixo em Macapá, Conjunto "Os Mocambos"

Trago hoje, para os leitores do blog Porta-Retrato, três preciosas pérolas da cultura e da música de Macapá. Sendo as duas primeiras do acervo do Sr. Hernani Victor Guedes. 
Os radialistas J. Ney e Cristina Homobono foram os apresentadores do LP de Marabaixo - lançado ao público, no Centro Folclórico do Laguinho.
A foto maior, abaixo, reproduzida de um recorte de jornal, nos foi presenteada pelo amigo Sebastião Ataíde e nos trás imagens da festa de lançamento do LP de Marabaixo do Conjunto "Os Mocambos". 
Foto de 1974 - a partir da esquerda: Seu Hernani Victor(ao violino) ao lado dele vemos o Tito Melo (cantor do conjunto); Aldomário Henriques (na guitarra), seguido do músico Lurdival (cantor, que infelizmente ficou paraplégico e depois faleceu);Eulálio Lucien (baixista canhoto, ao fundo), Carlos (Técnico em eletrônica - falecido), e o baterista é o José Maria Santos (JOMASAN). Por trás do grupo podem ser vistos o artísta plástico Manoel Bispo e outros moradores do Laguinho. 
O Conjunto “Os Mocambos”, sob o comando do músico Hernani Victor Guedes, foi formado por volta de 1963. Em 1968 ocorreu a ideia de levar o marabaixo ao disco; o grupo concordou em gravar um LP com 6 músicas autorais e 6 de marabaixo. A gravação aconteceu em 1971, em Macapá e o disco foi mixado em Recife, na gravadora Rozemblitz. 
O lançamento do LP ocorreu em Macapá, em 1974, no Centro Folclórico do Laguinho, bairro onde Hernani conhecera o marabaixo ainda nos anos 40 na casa de mestre Julião. Pra quem não lembra, o amigo Fernando Canto informa que o Centro Folclórico do Laquinho foi construído numa área que antes era usada como campinho de pelada, na antiga Praça Dr. Lélio Silva, em frente à Escola Estadual General Azevedo Costa.

2 comentários:

  1. ola gostaria de saber se vc possui este lp pra venda ? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria de saber se vc possui este lp pra venda ? desde já agradeço

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...