quinta-feira, 21 de maio de 2015

Foto Memória da cidade: Encontro de Gerações: Mãe Luzia e Ceminha

Aqui está mais uma foto raríssima e de uma importância histórica inestimável para o Amapá.
O registro faz parte do acervo da família Nunes, e está sendo gentilmente disponibilizado, para divulgação no blog Porta-Retrato, por Dona Alice Déa Carvão Numes, viúva do primeiro governador do Amapá Janary Gentil Nunes.
Ontem postamos, aqui no blog, cinco fotos históricas das núpcias de Janary Nunes e sua segunda esposa, Dona Alice Déa Carvão Nunes, que acompanha nosso trabalho de resgate, diretamente do Rio de Janeiro.
"Ceminha e a saudosa Mãe Luzia,
macapaense e nossa grande amiga!"
Alice Nunes
Hoje descobrimos, no “Baú de Lembranças”, de Dona Alice, uma foto da Mãe Luzia ao lado da Ceminha, filha de Janary Nunes e Dona Iracema Carvão Nunes.
Não há uma data precisa desse registro, mas pela estatura da criança, pressupomos que seja 1946/47.
O local também não foi informado.

Francisca Luzia da Silva, a Mãe Luzia, quando não estava “aparando” meninos, passava boa parte do dia curvada sobre a tina, nos quaradouros, levantando varais e manejando os pesados ferros de engomar. A casa dela, no “Beco do Formigueiro”, bem atrás da Igreja São José, era visitada pelas autoridades e visitantes, que a procuravam para escutar as histórias da região e os segredos do ofício. Um dos frequentadores, Janary Gentil Nunes, o primeiro governador do extinto Território Federal do Amapá, relatava com orgulho e encantamento as visitas que fazia à Mãe Luzia, descrevendo a casa de barro socado, onde ela acolhia a todos com muita atenção e a sabedoria escondida naquela negra. Ela faleceu aos 109 anos, em 24 de setembro de 1954. Foi velada pela população e por todas as autoridades do Estado.

Mãe Luzia está sepultada no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, à direita de quem ingressa naquele campo santo, junto ao passeio que leva ao Cruzeiro e à capela. O corpo de Mãe Luzia foi inumado na mesma sepultura onde se encontrava seu esposo José Lino.

Fonte: blog Panela do Povo (Mãe Luzia a Negra de Luz – Texto de Édi Prado com informações de Joel Elias, Edgar Rodrigues e Nilson Montoril.) 

Um comentário:

  1. Lázaro, em 1953 quando cheguei em Macapá, D. Alice Dea era a primeira dama. Tenho ainda na memória aquela pessoa com ar e atitude de grande bondade. Gostaria muito de rever sua imagem atualmente, é possivel? Luiz Neto

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...