quinta-feira, 7 de maio de 2015

Foto Memória: Prédio do antigo Cine Teatro Territorial

Mais uma imagem rara do acervo do amigo Sebastião Ataíde de Lima, compartilhada com o blog Porta-Retrato:
Cine Teatro Territorial - Recorte do Jornal Amapá nº 119 de 24 de junho de 1947
O Cine Teatro Territorial funcionava no mesmo prédio da Escola Barão do Rio Branco e no começo os filmes ainda eram mudos.
Somente em 1948, com a chegada de duas máquinas alemãs Zeiss Ikon a população pode então assistir o melhor do cinema falado. Além de filmes, o Territorial foi palco de inúmeros shows de grandes artistas brasileiros. Luís Gonzaga, Dalva de Oliveira e Ângela Maria, ícones da música popular da época, encantaram a plateia macapaense em apresentações memoráveis naquela casa de espetáculos. São dessa fase as matinês com filas intermináveis, que atraiam a população para assistir clássicos como “E o vento levou”.
Durante algum tempo o Territorial abrigou os programas de auditório da Rádio Difusora. 

2 comentários:

  1. Édi Prado - Foi aí, na década de 1970,no Cine Territorial, que o Grupo de Teatro Amador Telhado -TAT - ensaiava a apresentava as peças teatrais, antes de viajar pelo interior do então Território levando o Teatro.Não recordo todos os atores da época, mas lembro do Juvenal e Zé Eduardo Canto, Consolação Cortes, Osvaldo Simões, By Trindade, Édi Prado, Lineu ou Laineu, Odaléa Barreto, Cláudio, João de Deus, Rosa Souza e outros, que tenho dificuldade de lembrar o nome. O Juvenal Canto tem um farto documentário fotográfico desta época do renascimento do teatro no Amapá. Quem sabe o Juvico resolva publicar essas fotos para adicionar mais este registro do importante Cine Territorial.

    ResponderExcluir
  2. No Cine Territorial aconteceram grandes apresentações de cantores locais em programas de auditório. Lembro muito bem dos cantores Rui Uchoa e Agostinho (cunhado do João Moreira já falecido), entre muitos dos que lá se apresentarão.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...