domingo, 19 de junho de 2022

FOTO MEMÓRIA DE MACAPÁ: RARIDADE HISTÓRICA: ANTIGOS CAMINHÕES DE ALUGUEL

Encontrei na grande rede, esta preciosidade postada pelo amigo Luiz Nery, que hoje comanda o lendário Bar Du Pedro.

Uma foto emblemática de grande relevância, para a memória de nossa Macapá.

Não podemos precisar a data, mas, tudo nos leva a crer que esse registro fotográfico, que é uma raridade histórica, seja do final dos anos 50 ou início da década de 60.

Nas imagens vemos, em primeiro plano, cinco caminhões de aluguel estacionados na área da Esplanada da Fortaleza de São José. Os veículos são de diversas marcas e venciam a concorrência com as carroças de tração animal, quando a carga a ser transportada era mais volumosa e pesada. Bem atrás dos mesmos podemos observar o telhado do Cliper Bar, que se constituía numa parada de ônibus. Mais atrás vemos o Mercado Central, um prédio de muita importância na venda de carne bovina, suína, peixes, verduras, lanches, além de secos e molhados. O Mercado foi inaugurado a 13/9/1953 e sua área frontal passou a ser denominada Praça Manuel Theodoro Mendes, Comandante da Fortaleza e Intendente Municipal de Macapá, entre 1896 e 1905.

Foto: Álbum da família Maciel Pires

Via Paneiro de Lembranças - Facebook - (Com informações de Nilson Montoril)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...