quarta-feira, 22 de junho de 2022

FOTO MEMÓRIA DO FUTEBOL AMAPAENSE: ESPORTE CLUBE MACAPÁ

Uma relíquia fotográfica publicada em 21 de junho de 2015, na rede social, trazida de volta pelo Facebook, está entre as LEMBRANÇAS DO BAÚ do jornalista João Silva.

Preciosa foto, mostrando uma das primeiras formações do Esporte Clube Macapá, já na era Glycério Marques, pós era Panair, como se chamava o grêmio azulino antes, quando o futebol do Amapá dava seus primeiros passos na Praça São Sebastião, depois Assis de Vasconcelos, finalmente Praça Veiga Cabral. Não foi possível precisar o dia, mas foi na década de 50, presume-se que em 1958.

Esse time, formando, da esquerda para a direita, em pé, com: Bibito, Perigoso, Guloso, Sabá, Aristeu e Expedito; agachado na mesma ordem com João Leite, Mafra, Palito, Edésio e Avertino, enfrentou nesse dia o Nacional de Manaus no Estádio Municipal Glycério Marques e conseguiu empatar de zero a zero contra o Campeão Amazonense, honrando as tradições do futebol amapaense, como consta na dedicatória da foto de mais de 60 anos atrás. Bibito, Guloso, Expedito, Sabá, Aristeu, João Leite, Perigoso, Avertino  Palito, Edésio e Mafra subiram; zagueiro Expedito Dias brilhou no futebol amapaense, pelo Macapá, e no futebol paraense, vestindo a gloriosa camisa do Clube do Remo, e é até hoje lembrado pela torcida azulina de Belém do Pará. Palito chegou a fazer teste no Vasco e por isso era considerado por muitos como o Pelé Branco do Futebol amapaense.

Via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...