sábado, 18 de junho de 2022

MEMÓRIA DE MACAPÁ: Sepultamento de Herádito de Azevedo Coutinho, filho do Coronel Matheus de Azevedo Coutinho.

Encontrei na grande rede, uma foto memória de relevância histórica publicada pelo professor e escritor João Wilson Savino Carvalho, que tomo a liberdade de reproduzi-la no blog Porta-Retrato-Macapá.

Segundo a legenda trata-se do registro da cerimônia de sepultamento de Herádito de Azevedo Coutinho, membro de tradicional família macapaense, filho do Coronel da Guarda Nacional Matheus de Azevedo Coutinho. Casado com Dona Raimunda Almeida Coutinho, pai de Raimundo, Hugo, Mariquinha, Dulce, Mirtes, Matheus e José. Ocupou o cargo de Secretário Municipal nas Prefeituras de Mazagão (na época em que o prefeito era Francisco Torquato/1943 a 1946) e Macapá. Tio da Professora Raimunda Mendes Coutinho, a Guíta, Palmira e José Mendes. Grande amigo da família do historiador Nilson Montoril. A Mariquinha(Maria) é a única filha viva do Seu Herádito. Tem 97 anos.

A foto sem data definida, mostra nas imagens, em primeiro plano, Dr. João Telles e Sr. Francisco Torquato de Araújo, conduzindo o corpo do bisavô dos filhos de João Wilson, à sua última morada. Ruth, primeira esposa de João Wilson é uma das filhas de Matheus, já falecido.

João Wilson lembra ainda, que Matheus de Azevedo Coutinho é a denominação de uma das mais curtas avenidas do centro de Macapá.

Via Facebook (Com informações de Nilson Montoril)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...