quinta-feira, 23 de junho de 2022

MEMÓRIAS DE MACAPÁ – HISTÓRIAS DE PIONEIROS - NILDE CECILIANO SANTIAGO

Mais um importante registro do Jornalista João Silva, contando 

HISTÓRIAS DE PIONEIROS

Por João Silva

O mato-grossense Nilde Ceciliano Santiago chegou ao Amapá em 1974 como diretor do Projeto Rondon, projeto ligado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ; foi responsável pela construção do parque florestal, hoje bioparque; trabalhou também como responsável pelo desenvolvimento do setor rural e pecuário do Amapá; isso lhe  credenciou ao cargo de Representante do Ministério do Interior no Amapá, assumindo a responsabilidade da fiscalização do governo federal no Território Federal do Amapá.

Nilde Ceciliano Santiago ainda foi diretor da CODEASA, Presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá, Secretário Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de Macapá na administração Annibal Barcellos, Vereador do Município de Macapá, Deputado Constituinte, Relator da Primeira Constituição do Amapá, Presidente da ALEAP e Prefeito eleito do Município de Itaubal do Pirirím.

Nilde Ceciliano também fez incursão pelo futebol e foi Presidente do Esporte Clube Macapá

O homenageado da nossa seção 'Histórias de Pioneiros' nasceu na cidade de Cuiabá-Mato Grosso, no dia 23 de novembro de 1937; faleceu na Capital amapaense no dia 14/06/2005, e foi sepultado na nossa cidade; 

era casado com a senhora Maria Tereza Quintas Santiago com quem gerou os filhos Ana Paula Quintas Santiago e Paulo Ricardo Quintas Santiago.

Nota do Editor:

Nos comentários o jornalista Aníbal Sérgio complementa informando que Nilde Santiago, junto com outros técnicos do Projeto Rondon, com sede ali no Laguinho, também foi responsável pelo gramado do novo estádio Glycério Marques, quando foi reinaugurado com luminárias e recebeu o jogo Seleção de Novos x Seleção Amapaense, 1x1 o placar.

Fotos: João Silva e Arquivo
Via Facebook   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...