segunda-feira, 21 de junho de 2010

Amigos pioneiros

(Reprodução)
Clique na imagem para ampliá-la
Ano 1952 - Sr. Raimundinho Araújo (de branco à esq), Casal Abdalah (Dora) Houat e Sr. Belarmino Paraense de Barros(de branco à direita), em um evento social realizado nos salões da Piscina Territorial. À mesa um belíssimo troféu e garrafas do gostoso Flip Guaraná.
O Sr. Raimundo Araújo foi representante do Território do Amapá em Belém-PA; Sr. Abdalah um dos pioneiros do comércio local e Sra. Dora professora do Conservatório Amapaense de Música (atual Escola de Música Walkíria Lima), e Sr. Balarmino, desportista e um dos fundadores do Trem Desportivo Clube.

4 comentários:

  1. Lázaro, vale ressaltar que o Raimundo Araújo foi jogador do Amapá Clube e proprietário do Bar OJUARA( ARAUJO ao contrário sem acento)que depois foi arrendado pelo Sr. Pereira, que por muito tempo comandou o bar do Cine João XXIII e era pai da Inês, que trabalhou na Educadora) e que o sr. Belarmino ( pai do cantor e ex- jogador e ex- diretor do Porto de Santana, Mariano) foi por muito nos diretor da Olaria Territorial)e que o Abdalah foi também um grande desportista, atleta e dirigente do Esporte Clube Macapá.Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Valeu Milton...
    O espaço estava reservado para você e seus detalhes infalíveis.
    Me lembro do OJUARA sim pois fui vizinho do Sr. Raimundinho e família.
    Eu morava lá pertinho na Presidente Vargas e ele residia na esquina da Av. Mendonça Furtado com General Rondon, no Centro da cidade.
    Me recordo também da professora Odila.
    E do "seu" Pereira pai da Inês Nunes Guidão, que trabalhou na Educadora conosco, sim.
    O filho do Sr. Belarmino, a que você se refere, é meu contemporâneo e velho amigo Celso Mariano.
    E "seu" Abdalah, que sem dúvida, tem uma enorme folha de serviços prestados ao Amapá - tanto na área comercial, social, como desportiva - juntamente com seu irmão e sócio Stephan Houat, dos bons tempos da Casa "Beirute N’América".
    grande abraço Milton

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Raimundinho Araújo, irmão da professora e depois freira, Odila, casou-se com uma das filhas do Tenente Euclides, moça belíssima. Foi e Tenente Euclides quem preparou a seleção amapaense de natação que sagrou-se campeã nacional, em Belo Horizonte. O Sr. Belarmino P. de Barros, em 64 era o diretor do SAG,gestão de Terêncio Porto. Com o golpe militar e a chegada do novo governador, foi preso com outros funcionários nas masmorras da Fortaleza de São Jasé e todos foram cassados. Saindo da prisão, retirou-se para Belém, assim como Wadi Charone e outros. SAG- Serviço de Administração Geral.

    ResponderExcluir
  4. É uma satisfação saber quem citam meu amado avô,como parte da história do Amapá.Nós deixou grandes saudades...assim como grandes amigos e marcos.
    Sou neta do Belarmino(Filha do Celso Mariano).
    Camila Mariana Barros

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...