terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exposição de Animais e Produtos Econômicos (5)

(Reprodução de arquivo)
 Clique na imagem, para ampliá-la
Anos 50 - A foto mostra Estudantes do Colégio Amapaense em uniforme de gala, presentes à 12ª Exposição de Animais e Produtos Econômicos, realizada em 1959, no Estádio Municipal "Glycério de Souza Marques".
O uniforme tinha cor verde cana (escura) por essa razão, recebeu o apelido, na época, de "Garapa Azeda".
(Repaginado em outubro de 2011)

2 comentários:

  1. Alo, João:
    Creio que o apelido "Garapa Azeda" surgiu no dia 7 de setembro de 1965. Esse foi o ano
    em que ingressei no Colégio Amapaense, e lembro que ficamos sem uniforme até essa data.
    O anterior, de cor cinza, foi substituído pelo verde. O cinza possuía, como você deve lembrar, o modelo diário e o de gala, para ocasiões especiais (como a da foto). O uniforme verde não possuía o de gala.
    Estreamos o uniforme verde no dia 7 de setembro. A calça era de um verde cana, escuro e a camisa, de um verde mais claro que o da calça.
    O efeito após o desfile foi devastador: o novo uniforme do CA, molhado de suor, foi logo batizado pelos estudantes dos outros colégios, na maior gozação, de "garapa azeda". No meio da rivalidade estudantil, como você lembra, eram comuns os apelidos, como o "piramutaba" para o uniforme do IETA, devido a sua cor. Rivalidades à parte, isso não impedia os namoros intercolegiais; o coração falava mais alto.
    Em tempo: o uniforme "garapa azeda" permaneceu até 1971, salvo engano. No ano seguinte, foi adotado o modelo de calça cinza e camisa branca.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. João, " óia" eu aqui de novo. A foto que mostra os alunos do Colégio Amapense envergando seus uniformes de gala é anterior aos anos 60. Isto porque as exposições no estádio foram antes deste ano. Em 62 quando ingressei no CA ele não existia mais. Em 65 quando o diretor do colégio era o grande prof. João Lourenço- que você certamente se lembra, pois moravam próximos- alguém na então Divisão de Educação teve a infeliz idéia de mudar os uniformes dos principais colégios. Antes o nosso uniforme era cinza com cinto elático preto e fivela embutida dourada. Para nós, alunos, era motivo de orgulho. Enfim, só para complementar, o prof. João Lourenço saiu para disputas as eleições de 66 na chapa do Cabo Alfredo. Em 68, terminei o colegial.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...