quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Antes e Depois: Casa Leão do Norte

ANTES
(Reprodução de arquivo)
ANO 1968 - Velha rua Beira-rio (hoje Binga Uchoa) com Av. Presidente Vargas. Antiga Casa Leão do Norte.
DEPOIS
(Foto: Reprodução do album/Bela Macapá/Facebook)
(Foto de Aloísio Cantuária)
Foto de 2011 - Como está hoje o local onde um dia foi erguida a tradicional Casa Leão do Norte. Rua Binga Uchoa com Av. Presidente Vargas.
 (Repaginado em outubro de 2011)

8 comentários:

  1. Onde se vê aquele carro branco,era a entrada da fábrica do Flip Guaraná,que ficava atrás da casa Leão do Norte

    ResponderExcluir
  2. E a casa nos fundos da então rua sem saida era a casa do Sr. Marituba, que ficava de frente para a Av. Mario Cruz, ao lado do prédio da antiga Intendência.

    ResponderExcluir
  3. João, repara na casa caiada, defronte da casa Leão do Norte. Era aí o escritório do advogado Dr. Cícero Bordallo. Na casa contígua, de frente para a Beira-Rio, era o escritório do advogado Dr. Lauro Sodré, de saudosa memória. Sua família mudou-se para Belém. O Dr.Lauro Sodré era sogro do Dr. Mário Barbosa, médico e governador do Amapá por breve período.

    ResponderExcluir
  4. Veneide e Lindoval vocês têm uma memória privilegiada, parabéns!
    Confirmo tudo e assino embaixo.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. O Dr. Mario Barbosa era marido da Sra Ercilia Sodré, pais da Sonia, minha coleguinha de infancia e moravam quase em frente à minha casa, na Rua Candido Mendes, na casa de altos onde, depois, moraram o Dr. Genu. Também residiu la um outro funcionario do IRDA (a elegância da esposa desse senhor marcou minhas lembranças de criança. Ela pintava os cabelos de louro e nao usava calças compridas, so vestidos, combinava tudo e andava a pé, de sombrinha); depois morou uma das filhas do Sr. Eloi Nunes com a familia, a Sra.Eloiana. Mais tarde, a casa foi alugada para o INCRA e, finalmente o Waldemar a adquiriu para a escola Fisk. Ha poucos anos foi vendida e transformada em clinica cardiologica.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Veneide.
    Como você vê, os homens passam, deixam sua marca e sua importância na vida das pessoas que hoje são testemunhas de um passado marcado de momentos realmente inesquecíveis.
    Todos fazem parte da história de Macapá - A Capital do Meio do Mundo.
    Sua narrativa condiz com a cronologia dos fatos.
    Parabéns!
    E, mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. A continuidade da Casa Leão do Norte e o local da entrada do Flip, onde se encontra o carro era a nossa moradia, colada na loja. Ficava em frente do rio onde quando a maré descia íamos passear. O escritório do Cícero Bordalo era na verdade a frente da casa da SARAH ALCANTARA, que trabalhava na loja com minha mãe ( Clemencia).

    ResponderExcluir
  8. Minha casa ficava ao lado da casa do Marituba.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...