São postados aqui fotos antigas e raras, vídeos, documentos, recortes de jornais/revistas, livros digitais e tudo que retrate a história e a memória do Amapá e de seu povo. Fica terminantemente proibida a reprodução total ou parcial (alteração) de qualquer imagem ou texto deste blog, sob pena da Lei nº 9.610, de 19/02/1998 (Lei de Direitos Autorais). Editor: João Lázaro DRT-AP 006/95 - Contato: jolasil@gmail.com - FONE / WhatsApp TIM 55 (12) 98152-3757.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Desfile das Nações na Piscina Territorial
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Bons Tempos dos Desfiles de Beleza
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
O "marco zero" do Rádio no Amapá
Não há provas documentais para que possamos garantir qual seria a orquestração que serviu de prefixo para o Serviço de Alto-Falantes de Macapá.
A notícia, por ser do Jornal Amapá, nos informa ter sido a Marcha Continental.
A título de ilustração apresentamos aqui uma música, daquela época, intitulada Continental que acreditamos, possa ter sido, pelo menos a melodia, usada como prefixo musical daquele período histórico do Rádio amapaense.
Paulo Eleutério Cavalcanti de Albuquerque, jornalista amazonense e Diretor do S.I.P., fez a apresentação dos equipamentos.
S.I.P. era o Serviço de Imprensa e Propaganda montado por Janary Nunes (primeiro governador do Amapá), para divulgar o programa de ação e desenvolvimento do governo terrritorial.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Igreja Matriz: O Monumento mais antigo da Cidade
A inauguração da igreja foi em 06 de março de 1761 e sua construção é um exemplo do estilo de arquitetura que os jesuítas trouxeram da Europa, ainda no século XVI.
A localização da igreja está no que seus antigos moradores chamam de "beco do formigueiro", pois, na época em que Macapá era apenas um povoado, lá existia um imenso formigueiro. (Fonte: Amapá-Net)
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Um grande Pioneiro: Raimundo Gomes Bezerra "seu" Mundoca Bezerra
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Juventude e esporte
(Repaginado em 2011)
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Cachoeira do Paredão
Nossos agradecimentos especiais ao amigo jornalista Oscar Costa da Silva Filho - Coordenador de Comunicação Empresarial da ELETRONORTE/AP que nos deu todo o apoio para que conseguíssemos essas fotos raras da Cachoeira do Paredão.
Fonte: Eletronorte/AP
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
ex-Governador Annibal Barcellos num raro momento de descontração
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Futebol: Craques de Santana
Da esq. p/direita EM PÉ: Cremildo Costa ou Curió, Sapo, Mário Miranda, Ceará, Sabá, Mundico e Jason Massagista;
AGACHADOS: Côco, Elair, Newton Escangalhado, Maranhão e Palito.
Fonte: blog do Santana Clube
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Os 66 anos de Manoel Bispo: um pioneiro de múltiplas facetas
Fonte: blog da Associação Amapaense de Escritores - APES
Saiba mais
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Professora Aracy Mont’Alverne: 98 anos de seu nascimento
Exerceu entre outros cargos a função de Diretora da Divisão de Educação e Cultura em 1962; Diretora da Biblioteca e Arquivo Público em 1965; Orientadora do Ensino de 2.° Grau; Chefe da Assessoria de Relações Públicas do Governo do Amapá em 1965;
Fazendo a comparação
De uma cidade humilde
Do interior do Brasil
Com uma pobre menina
Que de repente tormou-se
Muito famosa e gentil!
Macapá já foi outrora
Uma menina do mato ...
Tão pequena, tão franzina,
Doentia, retraída,
E que vivia esquecida ...
Muito pálida e quieta,
Era quase analfabeta ...
Mas um dia apareceu
Na linha do seu destino
Um homem forte e bondoso
Que a protegeu e ajudou,
Trabalhador, caridoso,
A menina transformou.
Mas se alguém o conhece
Mesmo de nome aqui.
Esse de quem vos falo
É o Coronel Janary!
Hoje a menina está moça
E ainda está crescendo,
Já é por todas notada,
Está se desenvolvendo
E quando ouve dizer
Com toda admiração
Que é São Paulo ou Brasília,
Do Brasil o coração
Ela toda ufana diz -
"Eu também sou importante,
sou a cabeça do País."
Vive feliz, tem tudo,
Cresceu muito, ficou forte,
É a Cinderela do Norte!
Tem saúde, tem escolas,
Para se aperfeiçoar.
Tem ouro e jóias bonitas ...
Até não usa mais chita!
Vem gente lá de outras terras
Aos grupos, lhe visitar,
É gentil, não é orgulhosa,
A todos sabe tratar
E na terra onde vive
Sob o sol do Equador
Não teme o frio intenso
E nem morre de calor!
É morena, é tão formosa,
Educou-se, está famosa,
É das dez mais elegantes
Do lindo Brasil gigante!. ..
É tão bonita e gentil....
E, querem saber de uma?
- Macapá está pensando
que já vai se preparando
para ser Miss Brasil!
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Há 4 anos sem... "PAI VÉIO"
Morte de Wanderley - Um Pioneiro do Amapá
Faleceu na quinta feira, 10 de fevereiro de 2011, por volta de 12:30h, no Hospital São Camilo, em Macapá, um dos pioneiros do Amapá, Raimundo Adamor Picanço – o Wanderley.
Grande craque do passado, Wanderley foi goleiro dos melhores times amapaenses, entre eles o São José, Juventus Esporte Clube e Ypiranga Clube.
Link relacionado: São José, muita garra e amor à camisa
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Inauguração da Escola "José de Alencar"
(BTP, era um aparelho portátil de transmissão externa, em frequência modulada, usado pela Rádio Educadora de Macapá)
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Antônio Munhoz: um pioneiro do Amapá
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Esportes: Fazendinha Esporte Clube
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Hospital São Camilo e São Luis, obra missionária de Marcello Candia
MARCELO CÂNDIA – O RICO BENEMÉRIT0 DA AMAZÔNIA!
Dr. Marcello Cândia, foi um empresário italiano que, em 1964, por amor aos pobres do Brasil, vendeu sua indústria e com o dinheiro construiu o maior hospital da Amazônia, juntamente a outras obras e fundações religiosas.
Abriu e sustentou obras sociais em outros lugares do Brasil, que continuam sendo atendidas pela fundação Marcelo Cândia.
Ganhou vários prêmios internacionais por sua solidariedade com os rejeitados.
Marcelo Cândia não deixou nada escrito, mas somente o testemunho de sua vida de apóstolo da caridade, que se despojou de tudo e seguiu a Cristo, servindo aos pobres: o exemplo de um santo moderno que fez da riqueza um meio para sua santidade.
Ao concluir o processo diocesano para a beatificação de Marcelo (1991), o então cardeal Martini, de Milão, sintetizou sua vida em poucas palavras:
"Marcelo Cândia é o modelo do leigo compromissado, dedicado, corajoso, que levou ao extremo a palavra de Cristo de vender tudo e de se pôr a serviço dos pobres, dos últimos, com toda a sua riqueza".
Marcelo Cândia é o santo dos tempos modernos: dois títulos universitários, tenente de artilharia durante a Segunda Guerra, industrial de sucesso que dava o justo valor ao dinheiro, sempre envolvido em obras de solidariedade, provava com sua vida que as riquezas podem ser instrumento de santidade heróica e que um rico pode se tornar santo.
A grandeza do Dr. Marcelo brotava da sua vida de fé e de caridade.
Era um empresário livre, como foi um santo livre.
Não pertencia a nenhum movimento, nem instituto religioso e definia-se, simplesmente, como um "batizado" que via nos pobres e, especialmente, nos hansenianos, a imagem de Cristo sofredor e rejeitado pela sociedade opulenta e acomodada.
Quando se fixou em Marituba, dividia sua vida com os leprosos, sem nenhuma separação ou restrição em relação aos doentes e gostava de conviver com eles.
"Quando vim para a Amazônia, pensava que o dom maior que podia fazer aos pobres era o meu dinheiro e as minhas capacidades profissionais, mas entendi que eles eram o verdadeiro tesouro. Não fui eu que dei algo para eles, mas eles que me deram".
Adalúcio Calado, hanseniano que convivia com ele em Marituba, lembrava que "o dr. Cândia não somente nos ajudava com as obras sanitárias e sociais, mas nos amava e, nele, percebíamos o amor que Deus tinha também por nós, leprosos, recusados por todos...
Fazia tudo por amor a Deus, nada procurava para si, mas tudo o que possuía era para os pobres, os doentes, especialmente para nós, hansenianos. Era heróico na sua doação. Ele, rico e culto, vivia a sua vida em nosso meio e nada podíamos dar-lhe em troca. Era o exemplo vivo e palpável do amor de Deus entre nós".
Marcelo, como homem e empresário moderno não era um paternalista, mas administrava cuidadosamente seu dinheiro e as grandes contribuições que recebia de amigos.
Esse dinheiro era usado não simplesmente como gesto de caridade de quem dava porque tinha, mas quem podia, era ajudado a aprender um trabalho nos oficinas criadas na colônia, para se tornar independente, uma vez que saísse do leprosário.
Sempre repetia que quem muito recebeu, muito devia dar para que os pobres pudessem viver sua dignidade de filhos de Deus.
A causa de beatificação de Marcelo Cândia encontra-se em fase avançada.
Marcelo Cândia morreu em Milão, Itália em 13 de agosto de 1983.
MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ
Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...
-
(Foto: Reprodução/Arquivo) Personagem dos mais ilustres de Macapá, Jacy Barata Jucá nasceu no dia 11 de novembro de 1904, terceiro filh...
-
(Reprodução/Acervo Pessoal) Ano 1950 - Alunos da 1ªsérie - primeira turma do Curso Normal, da Escola Normal de Macapá (depois IETA), ...
-
Um fato ocorrido nos idos dos anos de 1965 é lembrado e contad o pelos Guardas Territoriais , com alguns desacordos, mas o acontecimento fo...