quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

FOTO MEMÓRIA DE MACAPÁ: PRAIA DE FAZENDINHA, EM 1950

 

Outra foto histórica, inédita e rara, da praia de Fazendinha, em 1950, vendo-se em primeiro plano, barracas e banhistas no local preferido para piqueniques - principalmente pelos alunos das escolas - próximo a essa árvore.

Foto: Família Lobato Lopes (Arquivo Pessoal)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

FOTO MEMÓRIA DE MACAPÁ: CASAS POPULARES PARA OPERÁRIOS DA CIDADE

Foto histórica inédita da década de 1950, com imagens das casas populares para residência de operários, construídas em Macapá, pelo Governo do ex-Território Federal do Amapá, no perímetro hoje ocupado pela Av. Raimundo Álvares da Costa, entre a ruas São José e Tiradentes próximo ao Cine Macapá, atrás da antiga Escola Industrial de Macapá, atual EE “Antônio Cordeiro Pontes”, no Centro.

Foto: Família Lobato Lopes (Arquivo Pessoal)


terça-feira, 15 de dezembro de 2020

FOTO MEMÓRIA DO COMÉRCIO AMAPAENSE: Primeira loja de “A Pernambucana”, em Macapá

Foto inédita datada de 1949, da primeira loja de “A Pernambucana”, em Macapá, que o Sr. Adaucto Benigno foi ser gerente. Ficava situada na descida da Rua Cândido Mendes, antes da Farmácia Serrano, enquanto era construído o prédio em alvenaria na Praça Veiga Cabral, inaugurado um ano depois, em 1950.

O Sr . Adauto, em frente à loja, conversa com um senhor de chapéu.

Com informações da família.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

LEMBRANÇAS: RELÓGIO DOS 500 ANOS, EM MACAPÁ

O Relógio dos 500 Anos foi um relógio comemorativo aos 500 anos do descobrimento do Brasil, desenhado pelo designer austríaco Hans Donner. Em 1998, o relógio passou a ser exibido todos os dias, nos intervalos comerciais da Rede Globo, com o Horário de Brasília e os dias que faltavam para 22 de abril de 2000, quando se completavam os 500 anos.

Desenho

O disco do relógio continha a imagem do planeta Terra com o mapa do Brasil no centro. Os ponteiros que marcavam horas e minutos eram brancos e o ponteiro dos segundos era amarelo, com a forma de uma seta que apontava para o mapa do Brasil. Apenas cores presentes na bandeira nacional foram utilizadas.

Nas versões usadas nas cidades, o relógio feito de lona era colocado sobre uma base que continha um logotipo da emissora que transmitia a Rede Globo na região. Abaixo do disco que mostrava a hora certa, existia um contador digital que fazia a contagem regressiva para o dia 22 de abril de 2000. Abaixo do contador, a inscrição "500 Anos". A parte de trás do relógio trazia o logotipo da campanha da Rede Globo "Brasil 500 Anos". O mercado da moda incorporou a ideia com versões de pulso e de parede.

Réplicas nas cidades

Réplicas do relógio comemorativo foram instaladas em 28 cidades brasileiras. A primeira delas foi inaugurada em 31 de dezembro de 1997, na cidade de Porto Seguro (BA).

No dia 22 de abril de 2000, houve shows comemorativos em frente aos relógios. (Fonte: Wikipédia)

Em Macapá  AP o relógio ficou instalado em frente à cidade, às margens do Rio Amazonas, junto à entrada do Trapiche Eliezer Levy. Ilustrando essa matéria imagem do jornalista Édi Prado, tendo ao fundo, o Relógio dos 500 ANOS.    

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...