sexta-feira, 14 de outubro de 2022

MEMÓRIA DA MACAPÁ DE OUTRORA

Foto rara de uma procissão do Círio de Nazaré, no tempo da Macapá de outrora.

Como tal registro era inédito e desconhecido para nós, buscamos informações detalhadas junto ao historiador Nilson Montoril, e o mesmo, examinando as imagens com mais cuidado, constatou "que a foto foi tirada em outubro de 1944, um ano após a criação do Território do Amapá. 

O ponto decisivo para isso, consiste no fato de que a antiga casa dos intendentes e prefeitos de Macapá estava sendo reformada no estilo taipa de mão, (que aparece em primeiro plano) para abrigar a primeira agência do Banco do Brasil, inaugurada no dia 13/9/1945. Macapá já era a capital do Território do Amapá. Os postes para a rede de eletricidade tinham começado a ser instalados.  A agência bancária ficava na esquina da Travessa Siqueira Campos com a Rua Visconde de Souza Franco (rua do  SERTTA Navegação). O aspecto das casas mudou muito. Há tempos, a Siqueira Campos passou a ser Mário Cruz."

O flagrante histórico, foi clicado quando da passagem dos fiéis católicos pela antiga Rua Siqueira Campos (atual Mário Cruz), no perímetro compreendido entre a antiga Rua da Praia e o Largo da Matriz de São José, no sentido da Matriz de São José.

Para ilustrar a postagem são mostradas também, imagens da Ag. Provisória do Banco do Brasil, em Macapá já reformada...,

... outra do dia da inauguração em 13 de setembro de 1945, como parte dos festejos da Semana da Pátria e aniversário de instalação do território do Amapá,...

... e também uma panorâmica da localização.

A agência foi instalada no prédio onde funcionou a residência de intendentes e prefeitos de Macapá de 1891 a 1944.

Foto: Acervo de Edgar Rodrigues

Com informações de Nilson Montoril

Via Facebook

domingo, 9 de outubro de 2022

FOTO MEMÓRIA DO COMÉRCIO AMAPAENSE – CASA NABIL

Graças à publicação do Pe. Paulo Roberto Matias Souza na rede social, finalmente, conseguimos encontrar uma foto da Casa Nabil que há muito procurávamos.

Os antigos moradores da Favela e dos bairros mais próximo ao centro de Macapá, lembram da Casa Nabil de Aziz Ghammachi, que tinha publicidade comercial na Rádio Difusora de Macapá.

Em dezembro de 1953 o empresário libanês Aziz Ghammachi chega em Macapá, junto com o irmão Maurice Ghammachi e, no ano seguinte, monta na Rua Leopoldo Machado 2123, ao lado do Estádio Glycério Marques, a Casa Nabil, em homenagem ao seu filho Nabil Ghammachi.

Como podemos ver numa das fotos em preto e branco, no princípio era um simples comércio de gêneros alimentícios de primeira necessidade, além de laticínios e bebidas. Posteriormente, ele montou uma loja de móveis e artigos de decoração.

Após a morte de seu Aziz, a loja foi extinta. No mesmo local, o filho Nabil, em sociedade com a esposa Elizabeth Ferreira de Oliveira Ghammachi, instalou, em 1996, a Art Brindes, empresa especialista em impressão de material para uso universitário.

Sem dúvida a Casa Nabil marcou época no Comércio da capital amapaense.

Fotos: Pe. Paulo Roberto Matias Souza (Arqiuivo pessoal)

Via Facebook

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...