domingo, 29 de dezembro de 2013

Time do Santana Esporte Clube

Foto do início dos anos 70 - Time do Santana Esporte Clube, no Estádio Augusto Antunes.
A partir da esquerda: Lima, Geovani, Pedal, Jorge, Mareco e Carlitão, Bigu, Juci, Praxetes e Reginaldo Nobre (diretor).
Agachados: Vicente (diretor), Socó, Evaldo Antônio Trevizani, Sacaca, Cazé, Erodir e Edilson.
(Informações e escalação colaboração de Antônio Trevizani)

sábado, 21 de dezembro de 2013

Esportes: Time Feminino de Voleibol do Santana Esporte Clube

Ano 1964 - Time Feminino de Voleibol do Santana Esporte Clube.
Em pé: Maria da Penha, Sandra Nicolai, Christie, Vera Lúcia Matos e Ercília Mendes.
Agachadas: Gertrudes, Patrícia  e Vera Lúcia Santos.
Fonte: Via Facebook

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aterro da Rua Eliezer Levy

Trecho da rua Eliezer Levy - que corresponde hoje ao cruzamento da Eliezer Levy com a Mendonça Júnior - com aterro, após a construção da ponte sobre o Igarapé da Fortaleza na Administração de José Serra Silva "Zeca Serra", que foi Prefeito de Macapá de fevereiro de 1947 a janeiro de 1950. Nota-se à direita da foto, uma parte branca da ponte. Ao fundo, o muro branco do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, também construído por Zeca Serra.
(Foto reproduzida do livro História do Amapá, da autonomia territorial ao fim do Janarismo (1943-1970), do professor e historiador  Fernando Santos, via Comunidade de Fotografias Históricas do Amapá, no Facebook)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Encontro casual de amigos do Colégio Amapaense

Foto cedida gentilmente por Sérgio Aruana, retrata um encontro casual de amigos do Colégio Amapaense em sua casa.
O valor histórico da fotografia consiste no encontro de dois ícones da música amapaense, Nonato Leal ao violão e Amilar Brenha ao bandolim. 
Aparecem na foto: em primeiro plano, Venilton Leal (filho de Nonato); Jorge Elarrat está agachado e a garotinha é Surama Elarrat (filhos dos pioneiros Juvenal Canto e Sol Elarrat); Rozendo Souza (sentado ao lado de Amilar); Vasconcelos (de barba); Antônio Silvio (em pé ao fundo).

Foto reproduzida  da página de  Fotografias Históricas Amapá, do Facebook

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Três amigos do Laguinho

Encontrei esta foto da década de 70, no Facebook.
São imagens dos amigos Sebastião Ataíde, Benedito Bi Trindade sentados, e Evandro Luiz em pé, em frente à Igreja de São Benedito, no Laguinho, tradicional bairro do samba e do amor. 
Quem postou a foto foi a internauta Marta Cabral, amiga dos três.
Sabá Ataíde é amapaense, nascido no Bairro Central perto do igarapé que hoje só existe o canal da Mendonça Junior. Contou que aprendeu cedo a nadar no referido igarapé; Seus pais o  colocaram  para treinar na piscina territorial. Nessa época esteve em Macapá a nadadora do Botafogo, Piedade Coutinho e ficou maravilhada com a agilidade daquele garoto nas águas  e o levou para o Rio de Janeiro. Quando voltou do Rio de Janeiro, Sabá nadou mais alguns anos e depois abandonou a natação e começou a jogar pelada pelos campos de chão que haviam pela cidade. Jogou no Estádio Glycério Marques pelo Sete de Setembro Esporte Clube, São José, Trem Desportivo Clube, Guarani e América Esporte Clube.  Funcionário publico federal desde 73, trabalha até hoje na Imprensa Oficial, desde 1969.
Segundo Marta Cabral, o Benedito Bi Trindade, "apesar de ser paraense, quando chegou em Macapá, ainda menino, sua primeira morada foi no Laguinho, em frente à casa do saudoso Sacaca."
Já o Tito Melo contesta dizendo que o Bi não tem origem no Bairro do Laguinho, mas sim, na Paróquia Jesus de Nazaré, antigo Bairro do Jacareacanga.
Bi é funcionário público, músico e professor.
Evandro Luiz é amapaense, laguinense, jornalista e diretor de jornalismo da TV Amapá. 
Fonte: Facebook (com informações de Sabá Ataíde)

sábado, 7 de dezembro de 2013

Um antigo beco de Macapá

Uma raridade histórica!
Este registro fotográfico, sem data, é de importância histórica insofismável e de indubitável raridade. 
Trata-se de uma antiga passagem, ou beco, que ficava na lateral direita do antigo Macapá Hotel. Nesse prédio branco funcionava a antiga oficina do Sr. Miccione. Hoje, tudo desapareceu.
Foto compartilhada com o blog Porta-Retrato pela pagina de Fotografias Históricas do Amapá, no Facebook. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Equipe "dente de leite" do Santana Esporte Clube


Esta foto rara, tem 40 anos e faz parte da história do Santana Esporte Clube.
Apresenta jovens - selecionados entre mais de cem inscritos – que na época integravam a equipe "dente de leite", campeã amapaense de 1973. 
O grupo foi selecionado por Mário Miranda e Vicente.
Estava guardada no baú de lembranças de Lélio Santos, amigo de Mário Miranda,  (também na foto) que resolveu compartilhar com ele, esta relíquia, de um valor histórico insofismável.
A partir da esquerda, em pé: Mário Miranda, Juan Morales, Lélio Santos, Antônio Fernando (Toca), Urubu, Cleber Monteiro, Nanico e Vicente.
Agachados, no mesmo sentido: Claudomiro Guedes (Colo), Coroca, Ubiratan (Bicho de Goiaba), Chico (Chiquinho Santiago), Pata e Bala Rocha (hoje político influente em Santana).


(Informações de Mário Miranda)


Nota do Editor: Como estou repaginando o post, pedi ao amigo Luiz Roberto Borges que contasse a história da competição: "Janjão, quem idealizou e promoveu o campeonato "dentes de leite" foi o setor de esportes da Rádio Educadora. Nas manhãs de domingo, o Glicerão era tomado pelos pais e parentes da garotada, que faziam a festa do futebol. Isso em plena época de ouro do futebol amapaense, com grandes jogos, grandes públicos e cobertura reconhecidamente impecável da saudosa R.E. (na verdade, a R.E. é quem levava, através dos seus programas, público para o estádio). E houve outras promoções que mexeram com os ouvintes, como, por exemplo, a eleição do jogador mais simpático, ganha pelo Nego (irmão do Antônio Trevizani), do Santana. A recepção da R.E. abrigou uma verdadeira montanha de cartas enviadas pelos fãs. Época que deixou muita saudade." (Luiz Roberto Borges)
(Post Repaginado em 06/12/2013)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Do Fundo Do Baú: Uma Pioneira do Comércio Amapaense - Dona Irandira Pontes Leite

Esta foto histórica e rara, de junho de 1961, tirada em frente à residência da família Pontes Leite, na Av. Padre Julio Maria Lombard, Bairro Santa Rita, nos lembra a simpática imagem  da Sra. Irandira, matriarca da família, com seu filho Nildo Leite nos braços. 
I.P.Leite - razão social da Agência Zola, conhecida distribuidora de revistas e jornais de Macapá,  - são iniciais de Irandira Pontes Leite, em sociedade com  seu marido, o empresário Francisco Leite.
Dona Irandira Pontes Leite, faleceu em Macapá, em 02/08/2011. 
O empresário Francisco Leite, com 80 anos de idade, continua em plena atividade na Agência Zola.
Nildo Leite - o garoto da foto, hoje cinquentão e destacado profissional do direito em Macapá - foi quem nos autorizou o compartilhamento do registro histórico e repassou as informações sobre a foto.

Dr. Nildo nos informou ainda que escreveu um livro onde conta, com detalhes, toda história da família.
Foto reproduzida do Facebook

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Do Fundo do Baú: Escritório Central da ICOMI, em Santana/AP

Foto dos anos 50 mostra imagem da frente do Escritório Central da ICOMI, em Santana/AP, antes da montagem do cais flutuante. 
Foto dos anos 50 mostra o Escritório Central da ICOMI, em Santana/AP, visto pelos fundos.

Fonte: Fotos reproduzidas do vídeo-documentário sobre "o Projeto ICOMI no Amapá - Sua e Nossa História" do historiador e ambientalista de Santana, Mário Oliveira. 
Via You Tube.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Time do Canário Milionário


Foto tirada em 1976 no Estádio Glycério Marques.
Time do Santana Esporte Clube

Em pé : Temica,Jorge,Pedal,Germano,Jucy e Carlito.
Agachados : Tiaguinho, Antonio da Loteca, Antonio Trevizani, Mareco e Socó.
Fonte: Informações de Antônio Trevizani, via Facebook

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...