sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Foto Memória da política amapaense: reunião de emedebistas

“O registro é da metade da década de setenta; trata-se de uma reunião do Diretório Regional do Movimento Democrático Brasileiro, que depois ganhou o “P”, para se transformar em PMDB, a sigla que foi marcada para liderança impoluta de Ulisses Guimarães, que esteve no Amapá levado por estes mesmos personagens durante a Campanha das Diretas Já.
Da esquerda para a direita professor Lucimar Amoras Del Castilo, que elegeu-se vereador na primeira eleição à Câmara Municipal de Macapá instalada em 1970; Benedito da Costa Uchoa, ícone da oposição ao Governo de Janary Nunes, que também foi vereador, este já na segunda legislatura; Raimundo Azevedo Costa, que foi vereador, primeiro Prefeito eleito de Macapá, de 1º de janeiro de 1986 à 1º de janeiro de 1989; finalmente, Celso Saleh, advogado, assessor legislativo na Câmara Federal, várias vezes candidato a cargos eletivos pelo MDB no Amapá. Lucimar Del Castilo, Benedito Uchôa e Celso Saleh já são falecidos.”
A foto original é do acervo particular do professor universitário aposentado, e ex-radialista Guilherme Jarbas de Santana, gentilmente compartilhada com o amigo João Silva que a publicou no blog dele. O texto também é do João, adaptado ao Porta-Retrato.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Foto Memória de Macapá: antiga Praça da Matriz (hoje Veiga Cabral)

A foto que trago hoje, e compartilho com todos os nossos leitores, foi publicada em 1966, na edição nº 32, da Revista ICOMI Notícias. Em 2010 eu a publiquei no Porta-Retrato e agora o faço, dando um novo enfoque no mesmo registro fotográfico, raro.
Olhando do ponto de vista histórico, podemos observar, no ângulo em que foi feita a imagem, do interior do inesquecível Foto Cruz, como eram as velhas moradias e casarões de Macapá, no início do Território Federal do Amapá.
Quem se lembra muito bem desse trecho é o jornalista João Silva, amigo particular deste editor e parceiro do blog Porta-Retrato, que sempre morou nesse perímetro da rua General Gurjão desde que nasceu. 
Espero que ele possa acrescentar alguma coisa a respeito dessas edificações a que me refiro.
O perímetro fica ao sul da antiga praça da Matriz, agora Veiga Cabral, onde hoje está localizado o Teatro das Bacabeiras.

Ao lado das primeiras casas ficava a Usina de Força e Luz do antigo Território.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Foto Memória da cidade: Primeiros carros de Macapá

Vejam esta raridade que trago hoje para os nossos leitores.
A foto - reproduzida do Facebook - pertence ao acervo do Sr. Juvenal Salgado Canto, esposo da professora Sol Elarrat Canto, ambos, pioneiros de Macapá/AP.
Embora o registro fotográfico não tenha data, é dos primeiros anos de existência do ex-Território Federal do Amapá, que foi criado em 1943.
Foi tirado no centro do campinho de peladas, que existia na praça Veiga Cabral, antiga praça da Matriz, em Macapá.
A esquerda de quem olha nota-se um veículo, semelhante a um modelo de FORD Anglia 1949, cujo motorista não foi reconhecido por nós. Ao fundo uma ponta da antiga barraca da Santa (que foi demolida).

Adequação histórica - O Ford Anglia é um carro britânico, que foi projetado e fabricado pela Ford no Reino Unido. Ela está relacionada com a Ford Prefect e mais tarde Ford Popular. O nome Anglia foi aplicado a vários modelos entre 1939 e 1967. Um total de 1.594.486 Anglias foram produzidos. Foi substituído pelo Ford Escort.(Wikipédia)

O carro preto à direita, trata-se de um modelo semelhante a um CHEVROLET FLEETMASTER 1947. O motorista de terno todo branco é o Sr. Juvenal Salgado Canto.

Adequação histórica - O Chevrolet Fleetmaster é um automóvel que foi produzido pela Chevrolet nos  Estados Unidos para os anos de 1946, 1947 e 1948. (Wikipédia)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Do Fundo do Baú: Encontro entre Seu Dário e Biroba

Com a devida vênia dos amigos João SilvaCélio Paiva, vou reproduzir hoje para os leitores do “Porta-Retrato” o registro raro, de um encontro entre duas personalidades do bairro do Trem, em Macapá, que aconteceu em julho de 1956.
"O Sr. Dário Evandro de Lima, foi pioneiro das atividades futebolísticas nos campinhos da Praça Nossa Senhora da Conceição; ele promovia torneios de futebol para jovens ligados à Paróquia do Bairro do Trem, resultando na descoberta de talentos que brilharam no futebol amapaense; o outro da foto é o velho e bom Manoel Ferreira, Biroba, insubstituível narrador da Rádio Latitude Zero, grande animador das partidas de futebol entre casados e solteiros do Bairro Proletário, animador de quadrilha de São João e carnavalesco ligado à Piratas da Batucada; “Seu” Dário é falecido há muitos anos, mas o folclórico Manoel Ferreira, o Biroba continua por Macapá; claro que não tem mais aquela pilha toda, não comparece mais com assiduidade dos velhos tempos para botar alegria nos jogos da Copa do Mundo Marcílio Dias, nos jogos das segundas-feiras entre casados e solteiros ou mesmo para animar a festa das dondocas que movimenta o carnaval do Trem todos os anos. Não tem como pensar no Bairro do Trem sem pensar em Biroba e “Seu” Dário." 
Meu nobre João Silva está com toda a razão.
(Texto do jornalista João Silva, reproduzido do blog dele e adaptado para o blog Porta-Retrato)

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Do fundo do Baú: Radioatores da Difusora de Macapá, em um evento social da emissora.

A foto de hoje é do Baú de Lembranças, de Humberto Cruz, que, por longos anos, foi fotógrafo oficial do Governo do ex-Território Federal do Amapá.
Humberto Mauro Andrade Cruz, ou simplesmente, Humberto Cruz, é um fotógrafo de renome no Amapá e irmão do Sr. Guilherme Cruz, (já falecido), que era dono do lendário Foto Cruz e também foi sócio do seu João Assis, no Cine Macapá, de boas lembranças.
Hoje com idade avançada, curte sua merecida aposentadoria e continua morando em Macapá.
Registro histórico fotográfico de uma festa da Radio Difusora de Macapá, em 1956. 
Faziam parte do elenco da emissora os seguintes radioatores, que estão à mesa: Alberto Chaves, Reynaldo Faray, Lygia Cruz, (filha do Sr. Mário Cruz e irmão do Guilherme e do Humberto) Marilena Souza, Antônio Chaves e a professora Creusa de Lima e Souza (Bordalo).
Pelas informações que temos, a senhora Lygia Cruz reside no Rio de Janeiro e a professora Creuza Souza, mora em Belém do Pará. Apesar da idade avançada, ambas vivem intensamente a melhor idade, ao lado de seus familiáres..
Quanto aos demais, só sabemos que Reynaldo Faray já é falecido.
(foto de Humberto Mauro Andrade Cruz reproduzida da internet)

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Chicona e Teo, em evento social, regado ao Flip Guaraná

A foto do post de hoje vem do álbum da família do amigo Adriano Araújo Jorge.
Entre inúmeras fotos que ele nos enviou, escolhi  esta da Chicona e do Teo, em um evento social, em Macapá.
Ou melhor da Francisca Chagas de Araújo Monteiro tia do amigo Teodorico Chagas.
Chicona, - mãe de Adriano, falecida em 1999, aos 61 anos de idade – é a eterna homenageada pela “A Banda”, um irreverente bloco de sujos de Macapá/AP, que completou em 2015, 50 anos de existência.
A boneca, foi uma criação do  “Cutião” - Claudionor Monteiro Lima  - um dos fundadores do bloco. Ao ver a imensa boneca passar, bem próximo ao Hotel Glória, Savino a batizou de "Chicona".
Pedi a ajuda ao Teodorico para montarmos a legenda:
Quanto ao local, data, e que evento foi esse, ele nos respondeu:” Amigo, não lembro, pelas colunas deve ser no Amapá Clube. À mesa estão minha tia Francisca, eu Teodorico Chagas; José Calixto; acho que ao lado do Calixto, o Raimundo Correa. Entre mim  e a Francisca o Nilson Pinto; ao fundo o sr. Abdala Houat. Deve ser por volta de 1963 a 1965.”
Observem à mesa o inigualável Flip Guaraná, o refrigerante preferido da época!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Educação: 1ª Turma de Administração pelo C C A, em Macapá

Foto compartilhada pela amiga Maria José Homobono Balieiro, de família tradicional amapaense. Trabalhamos na ICOMI, nos anos 70 e depois de um longo período, nos reencontramos através da internet, via Facebook.
Registro fotográfico da 1ª Turma de Técnicos em Administração, formados pelo Colégio Comercial do Amapá, em 1969.
Entre as meninas de branco conseguimos identificar a partir da esquerda: Henriqueta Lucien; Mary Nancy; Maria José Homobono Balieiro; Wilma Carvalho, Osvaldina Ferreira da Silva e Cristina Homobono.
Na ala masculina conseguimos nos lembrar  dos nomes do Antônio Carlos Brito Lima; Mozart Souza; Pedro Ivan Seabra dos Santos; General Ivanhoé Gonçalves Martins, governador do então Território Federal do Amapá, à época; professor Viana; depois dos dois seguintes desconhecidos para nós, estão o Joaquim Amoras, e o Aécio (não sei o sobrenome).
Os demais não lembramos os nomes. 
Quem souber e quiser ajudar, agradecemos!
Trabalhei com o Amoras na ICOMI.
Também me formei em Administração no mesmo colégio, em 1977.
                                   (Última atualização em 17/07/2016)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Esportes: Pioneiros do Trem Desportivo Clube

As fotos abaixo, são de 1968 e foram gentilmente cedidas ao blog pela amiga Socorro Marinho, atual (2014) Diretora do Trem Desportivo Clube.
Nelas aparecem alguns pioneiros que integraram a diretoria do Rubro Negro da Feliciano Coelho.
São eles Manoel Sebastião, Rosendo Góes e Francisco Sales de Lima (Chicão).
Srs. Rosendo Góes e Manoel Sebastião.
Na foto acima estão os Srs. Benedito Malcher e Manoel Xavier do Rosário.
Fonte: Trem Desportivo Clube, via Facebook.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Do Fundo do Baú: Memória do Carnaval de Salão, em Macapá

Click do carnaval de 1967 – na sede da Assembleia amapaense (prédio do Aeroclube). 
Membros do Saci Clube: a partir da esquerda, jovens Roberto Bandeira, Lucinha Sodré, Antônio Redig, Carlos Nilson Costa e Célia (dos Cometas).

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Do Fundo Do Baú: Macapá, ontem e hoje

Ao assumir o governo do Amapá, em 25 de janeiro de 1944, Janary Nunes  - primeiro governador daquela unidade federativa - providenciou, de imediato, o planejamento da infraestrutura básica do recém criado Território. Deu início ao ordenamento urbanístico de Macapá, construindo conjuntos residenciais, para Diretores e funcionários da Administração, escolas, postos de saúde, etc.
As casas dos Diretores foram edificadas na Praça Barão do Rio Branco (no Centro de Macapá), onde também foi erguida a Residência Governamental.
ONTEM: Na foto acima, num recorte do Jornal Amapá de 1952, em preto e branco, podemos ver duas dessas casas ao lado da agência dos Correios e Telégrafos na Av. Coronel Coriolado Jucá, esquina com a rua Cândido Mendes. 
(Foto gentilmente cedida pelo amigo Paulo Tarso Barros).
Em outra foto da mesma época (anos 50), temos um plano geral da Praça Barão, vista a partir do Grupo Escolar do mesmo nome, tendo ao fundo as duas residências oficiais e mais a sede dos Correios.
HOJE: A foto de hoje (2015), vemos no mesmo ângulo, o citado trecho atualmente, com as residências completamente modificadas de seu "design" original, e com a agência dos Correios em pleno funcionamento no mesmo prédio, depois de quase 70 anos. (Foto de Édi Prado)

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...