sábado, 14 de junho de 2014

A PARTIR DESTE SÁBADO (14)  O BLOG ENTRA EM COMPASSO DE FÉRIAS. 
SÓ VOLTAREMOS COM ATUALIZAÇÕES REGULARES NO MEADO DE JULHO DE 2014.
GRATO PELA COMPREENSÃO!
JOÃO LÁZARO - EDITOR

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Esportes: Do Fundo do Baú - Amapá no XVII Campeonato Brasileiro de Basquetebol Juvenil.

Notícia veiculada na página de esportes da conceituada revista “Icomi-Notícias”, que era editada pela Indústria e Comércio de Minérios S/A – ICOMI, informa que no período de 17 a 26 de julho de 1965, foi realizado em Belém do Pará, o XVII Campeonato Brasileiro de Basquetebol Juvenil.
Participaram da competição as seleções do antigo estado da Guanabara, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Estado do Rio, do ainda Território do Amapá, Brasília e Pará.
(Foto compartilhada pelo amigo Cléo Soares, no Facebook)
Na foto acima, a seleção amapaense, que apesar de ter conseguido duas vitórias, deu excelente demonstração de esportividade.
A partir da esquerda: Eromir, Totó, Antônio Redig, Célio Paiva, Maurício Bandeira e Edgar Tostes (técnico);
Agachados na mesma direção: Felipe Gillet, Jocy Furtado de Oliveira, Carlos Alberto (Palito), Aldony Fonseca Araújo (Babá) e Jeferson Barbosa (Izo).
Os jogos foram realizados no ginásio “Serra Freire” do Clube do Remo.
(Foto: Reprodução / revista Icomi-Notícias)
(Foto compartilhada pelo amigo Jocy Furtado de Oliveira)
A Equipe da "amizade norte-nordeste" de Rádio, fez a cobertura do XVII Campeonado Brasileiro de Basquetebol Juvenil, realizado em Belém do Pará em 1965.
A partir da esquerda os radialistas Juarez Maués de Icomi-Notícias, Júlio Salles da Rádio Uirapuru de Fortaleza-CE e Guilherme Jarbas, da Rádio Difusora de Macapá.
Fonte: Revista Icomi-Notícias

(Post reeditado, repaginado e atualizado em 12/06/2014)

quarta-feira, 11 de junho de 2014

História do Amapá: Populares de Macapá, dão adeus a Janary Nunes

Em 3 de março de 2014, o amigo e historiador amapaense Nilson Montoril, usou a imagem abaixo, com outras duas fotos menores, para ilustrar matéria, em sua página no Facebook, sobre um acontecimento histórico, registrado naquela data, há 65 anos, no então Território Federal do Amapá.
Com a devida licença do Nilson, reproduzimos a foto e o texto que ele produziu:
Em foto de 1949, vemos um avião C-47(DC-3) da Cruzeiro do Sul, e populares de Macapá dando adeus a Janary Nunes, na antiga pista de pouso, no centro da cidade, onde hj passa a Av. FAB. 
Ele, de terno branco, acena da porta do avião.

"No dia 3 de março de 1949, o governador Janary Gentil Nunes visitava as cidades de Amapá e Oiapoque, para despedir-se da população. Ele estava deixando o governo do Território Federal do Amapá para frequentar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, no Rio de Janeiro. Viajou para as duas cidades como passageiro de um avião Douglas C-47(DC-3),retornando a Macapá no mesmo dia. Na cidade de Amapá, a solenidade aconteceu na Base Aérea de Amapá, onde o ex-governador foi recebido com estrondosa festa pela população e autoridades. Coube ao Dr. José Castanheiro, Juiz de Direito da Comarca, saudar o ilustre visitante, fazendo-o num, eloquente improviso que a todos emocionou. Os alunos da Escola de Iniciação Agrícola, sob a direção do Professor José Barroso Tostes cantaram uma composição cívica apreciada por Janary Nunes. Era tão grande o número de populares que o caminhão da Escola de Iniciação Agrícola e uma caçamba do Exército precisaram fazer oito viagens para transportá-los da cidade para a Base Aérea e vice-versa. Janary Nunes tinha sido exonerado no dia 2 de março, sendo substituído pelo Dr. Raul Montero Valdez, que era seu Secretário Geral. Nesse cargo ficou o Delegado de Polícia Manuel Cacela Alves. Janary só retornou a governar o Amapá a partir de 18 de dezembro de 1949. Se ele não fizesse o curso passaria para a reserva no posto de capitão e não teria futuras promoções.(Nilson Montoril)
Fonte: Foto do acervo de Nilson Montoril e texto reproduzidos da página do historiador, no Facebook.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Primeiro Matadouro (Curro) do Município de Macapá

Clicar na foto para ampliá-la
Ano 1908  - Local onde  funcionou o Primeiro Matadouro (Curro), do município de Macapá.
Segundo o historiador Nilson Montoril, "o primeiro Curro Municipal de Macapá ficava na Passagem Carlos Novais, ocupando a área que hoje abriga o Centro de Cultura Franco-Brasileira, perto do Hotel Macapá, na frente da cidade. Posteriormente tivemos o matadouro ao lado da Fortaleza, área do Elesbão e mais tarde na Fazendinha".
Foto pertencente ao acervo publicado no "Álbum do Estado do Pará" que retrata a resenha dos 8 anos do governo Augusto Montenegro, no Pará. Além do relato histórico, o importante documento possui muitas fotos da época, que foram feitas pelo excelente fotógrafo Fidanza, em 1908.
Nota do blog - O primeiro Mercado Municipal de Macapá, era um edifício de forma arredondada que localizava-se atrás do Macapá Hotel, bem próximo ao primeiro matadouro, ou "Curro". Só depois, em 1953, foi inaugurado o Mercado Central, na área entorno da Fortaleza de Macapá, onde funciona até hoje. 
(Repaginado e atualizado em 09/06/2014) 

domingo, 8 de junho de 2014

RÁDIO EDUCADORA: COBERTURA DO COPÃO DE NATAÇÃO DA AMAZÔNIA

Encontrei esta foto no Facebook do amigo Nilson Montoril. 
Trata-se de um registro raro de 1976, da equipe de esportes da extinta Rádio Educadora São José, por ocasião da cobertura radiofônica do Copão de Natação da Amazônia, organizado pela Federação Amapaense de Esportes Aquáticos, com apoio da Divisão de Educação Física, Desportos e Lazer da Secretaria de Educação e Cultura, do então Território Federal do Amapá. 
Com a devida permissão do Nilson, compartilho com os leitores do blog Porta-Retrato, esta imagem histórica do Rádio Amapaense.
Aparecem na foto a partir da esquerda da tela: Rosa (esposa do Nilson),Cláudio Coutinho(operador de áudio),José Maria Trindade (repórter), Nilson Montoril, (narrador), Nilson Montoril Júnior(criança),Luiz Melo(repórter esportivo), atrás dele aparece parte da cabeça do Padre Jorge Basile e Moisés Tavares, (operador de áudio), junto à parede.
A competição aconteceu na Piscina Olímpica Capitão Euclides Rodrigues.
Fonte: Nilson Montoril, via Facebook

domingo, 1 de junho de 2014

Do Fundo do Baú: Memória do Esporte - Time de Vôlei do Esporte Clube Macapá

Nosso Baú Histórico de hoje, trás um registro raro das estrelas do vôlei amapaense na década de 1950. Trata-se do time de vôlei feminino do Esporte Clube Macapá, que encontrei no acervo do amigo Juvenal Canto, via Facebook.
De posse dessa relíquia histórica, passei a incumbência ao Édi Prado - nosso correspondente e parceiro em Macapá, nos assuntos do blog Porta-Retrato - para localizar a professora Zulma Carneiro, uma das pioneiras da educação física, em Macapá, e saber se a mesma poderia, gentilmente, nos ajudar na identificação das atletas, que, ao lado dela, brilharam nesse esporte, nos primeiros anos do ex-Território Federal do Amapá.
Ao ser localizada, nossa amiga, professora Zulma, colocou-se à disposição para nos auxiliar naquilo que precisássemos.
Segundo nossa informante, "a foto é o registro de um jogo do Esporte Clube Macapá, contra o Amapá Clube, em 1954 , na Praça Barão do Rio Branco, na quadra em frente ao prédio dos Correios. O Macapá foi o campeão do torneio." 
As atletas, a partir da esquerda para a direita da tela, são:
Em pé: (4) Rosemery Cavalcante e (8)Maria do Socorro Lavor Benigno, ambas filhas do Sr. Adaucto Benigno Cavalcante (falecido)que foi gerente da Loja "A Pernambucana", em Macapá; (6) Zulma Carneiro; (10)Alzira Reinaldo - sobrinha do Mestre Oscar Santos.
Agachadas: (3)Maria Isabel Conceição(7) Terezinha Guedes - filha de Sr. Acésio Guedes (falecido); (5) Maria Cavalcante - esposa de professor Ubiracy de Azevedo Picanço (ambos falecidos) e a atleta (9) Nazaré ( não recorda o sobrenome).

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...