terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Do Fundo do Baú do Nilson Montoril

O historiador, professor, radialista e blogueiro Nilson Montoril, publicou em seu blog, matéria contando detalhes do  falecimento do Padre Júlio Maria Lombard, em 24 de dezembro de 1944. Entre as fotos que ilustram a matéria, encontramos esta relíquia de seu acervo histórico, que agora  compartilhamos com os leitores do Porta-Retrato:
(Foto extraída do blog "Nilson Montoril - Arambaé")
Trata-se de uma "cópia de foto tirada em 1916, que se encontra no livro "Padre Júlio, Sua Vida e Sua Missão". Mostra a casa que abrigou as freiras da Congregação das Filhas do Sagrado Coração Imaculado de Maria, em Macapá. A sede da congregação era o prédio na esquina da Rua São José com a atual Avenida Presidente Vargas. Depois que as freiras deixaram a cidade o imóvel abrigou a "Casa do Povo" de Manoel Eudóxio Pereira, o Pitaíca, o Escritório de Contabilidade de João Wilson Carvalho e parte da Divisão de Segurança e Guarda, na fase Território do Amapá. As duas mangueiras frondososa no primeiro plano foram retiradas em 1970, na gestão do Governador do Território do Amapá, Ivanhoé Gonçalves Martins." (Nilson Montoril)

2 comentários:

  1. Que linda a casa, ainda existe? Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. Não Sarah, só existem as lembranças!
    Os prédios antigos foram todos demolidos, infelizmente!
    grande abraço

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...