terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Do Fundo do Baú do Nilson Montoril

O historiador, professor, radialista e blogueiro Nilson Montoril, publicou em seu blog, matéria contando detalhes do  falecimento do Padre Júlio Maria Lombard, em 24 de dezembro de 1944. Entre as fotos que ilustram a matéria, encontramos esta relíquia de seu acervo histórico, que agora  compartilhamos com os leitores do Porta-Retrato:
(Foto extraída do blog "Nilson Montoril - Arambaé")
Trata-se de uma "cópia de foto tirada em 1916, que se encontra no livro "Padre Júlio, Sua Vida e Sua Missão". Mostra a casa que abrigou as freiras da Congregação das Filhas do Sagrado Coração Imaculado de Maria, em Macapá. A sede da congregação era o prédio na esquina da Rua São José com a atual Avenida Presidente Vargas. Depois que as freiras deixaram a cidade o imóvel abrigou a "Casa do Povo" de Manoel Eudóxio Pereira, o Pitaíca, o Escritório de Contabilidade de João Wilson Carvalho e parte da Divisão de Segurança e Guarda, na fase Território do Amapá. As duas mangueiras frondososa no primeiro plano foram retiradas em 1970, na gestão do Governador do Território do Amapá, Ivanhoé Gonçalves Martins." (Nilson Montoril)

2 comentários:

  1. Que linda a casa, ainda existe? Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. Não Sarah, só existem as lembranças!
    Os prédios antigos foram todos demolidos, infelizmente!
    grande abraço

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...