sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Pioneiro Abdallah Houat

(Foto: Reprodução de arquivo)
Abdallah Houat, Libanês, nascido a 26 de novembro de 1925, chegou a Macapá no ano de 1949, dedicando-se ao comércio em sociedade com seu irmão Stephan Houat. Sua atividade foi intensa, participando de todos os eventos esportivos, sociais e políticos e destacou-se na presidência do Esporte Clube Macapá, conquistando os títulos de campeão de futebol, basquete e natação. Filiou-se ao Rotary Clube de Macapá, chegando à Presidência da entidade. Liderou o movimento de fundação da Companhia Amapaense de Telefones - CAT, sendo eleito Diretor Financeiro e, posteriormente, como Presidente instalou os primeiros 300 telefones em Macapá.
Cidadão trabalhador, sério e disciplinado, mereceu o respeito e a admiração dos amapaenses, principalmente após a sua naturalização como brasileiro, sendo chamado para presidir a "Junta Comercial do Amapá"-JUCAP; o Clube de Diretores Lojistas; a Associação Comercial; o Diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB; a Cooperativa de Habitação do Amapá e, por último, a Superintendência da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana. Foi sempre procurado pelos governantes que passaram pelo Amapá, para dar sua opinião nos assuntos polêmicos, dada a sua franqueza e seriedade. Participou da construção da sede do Esporte Clube Macapá, do Trem Desportivo Clube, da Igreja Nossa Senhora da Conceição no Bairro do Trem, da Capela de Santo Antônio e da Associação Comercial e Industrial do Amapá -ACIA. Um enfarto tirou a vida do Abdallah no dia 9 de julho de 1994, quando se deitou na rede para assistir, pela televisão ao jogo entre o Brasil e a Holanda, cujo palpite era de 2x1 para o Brasil, deixando estupefatos e em lágrimas pela perda de seu ente querido a sua esposa D. Doralice, seus filhos Jean Alex, Jean Roberto, Jane, Jeanette e Lea, inúmeros comerciantes, desportistas e amigos que lamentaram profundamente a perda de um grande lider.
Fonte: Do Livro "Personagens Ilustres do Amapá, vol. I, Edição de 1997.
Links relacionados:
Pioneiros Ilustres do Amapá
Irmãos Houat: Pioneiros do Comércio de Macapá
Amigos pioneiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...