terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dona Clemência Zagury: Direitos iguais para todos

Dona Clemência Zagury, que na verdade se chamava Piedade Assayag, era filha de imigrantes marroquinos de origem judáica, cuja família era radicada em Parintins / Amazonas, onde ela nasceu em 18 de agosto de 1918.
Clemência sempre contava para a filha Sarah, que uma cigana havia dito para ela, que em uma viagem a Belém, dentro de um bonde, conheceria um homem que trabalhava com ouro e que este seria seu amor para toda a vida. Assim Isaac e Clemência se casaram, contra a vontade da família dela, e fixaram residência no então Território Federal do Amapá, estabelecendo intensa relação com a cidade.
Clemência prezava a relação com as pessoas simples da cidade de Macapá; dizia sempre aos filhos da importância de se relacionarem com pobres e ricos, brancos, caboclos e negros. Durante sua vida agregou inúmeras pessoas em sua casa entre elas Orlandina Banha, Helena Bermerguy, Regina Alice e Ruth Léa (filhas de Domingas). Ela costumava comentar que os pobres eram os melhores compradores de sua loja e que ricos e pobres, brancos e negros tinham que ter o mesmo tratamento. E como tinha grande freguesia acabou transformando a Casa Leão do Norte em uma pequena loja de departamentos. Seus negócios eram estabelecidos através de conversa e anotados em um caderno, sem burocracia, valendo apenas a palavra com a qual era dado o crédito. Clemência era amiga de suas funcionárias entre elas Cesarina(irmã da Maria dos Anjos), Dorica, Sarah Alcântara (mãe do Edson Alcântara).
Isaac e Clemência tinham muita preocupação que os filhos estudassem pois não desejavam que os mesmos trabalhassem em comércio, o que eles consideravam uma vida muito dura.  Quando os filhos cresceram Clemência optou para que estudassem fora de Macapá no entanto  Isaac  desejava que os mesmos permanecessem na cidade. Assim com muito trabalho Isaac e Clemência formaram os filhos, Leão em medicina, Abraham em engenharia, Sarah em pedagogia e Alice em história.
Após o falecimento de Isaac, Clemência saiu da sociedade da família Zagury e fixou residência no Rio de Janeiro, onde faleceu em julho 1982, aos 64 anos.  Ela também está sepultada na Cidade Maravilhosa.
Fonte: Informações e fotos de seus filhos Ibraham e Sarah Zagury (via e-mail) direto do Rio de Janeiro, especialmente para o Porta-Retrato.

Um comentário:

  1. Obrigada João pela homenagem para a minha mãe no seu blog. Ela foi grande amiga da sua tia-mãe. E juntos estudávamos no Grupo do Trem - Escola Alexandre Vaz Tavares. Sarah Zagury

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...