segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Seu Ataíde - O Barbudo: Um Alfaiate Pioneiro

(Foto: Reprodução / Álbum da família)
O Pioneiro Ataíde José de Lima(BARBUDO), um dos primeiros alfaiates do antigo Território Federal do Amapá, nasceu no Acre em 08 de abril de 1920 e chegou a Macapá em 1943.
Nessa época só existiam a Fortaleza de Macapá, a  Igreja Matriz de São José e alguns prédios que antes pertenciam ao Estado do Pará. Ele fêz roupas para do coronel Janary Nunes primeiro governador do Amapá. Residiu na Presidente Vargas em frente à casa onde morava a família Zagury: lá nasceu seu filho mais velho; depois passou a residir em uma travessa que ficava entre São José e Cândido Mendes, ao  lado onde residia Sr José Trajano Neto, depois mudou-se para a rua São José esquina com a Cora de Carvalho, onde hoje funciona uma agência do  Banco do Brasil.  Alguns anos depois  passou a morar atrás do Hospital São Camilo. Depois que se submeteu à uma cirurgia em Belém em 1962, ele abriu um bar, pois ficou impossibilitado de trabalhar na profissão de alfaiate. Seu Ataíde também era espírita e, nos anos 80 e 90, sempre atendia às pessoas num  barracão localizado à Rua Mendonça Furtado, entre as ruas Hamilton Silva e Manoel Eudóxio  Pereira. Depois por motivos de saúde, passou atender só na sua residência.



Seu Ataíde era casado com a paraibana Benedita Alves de Almeida, (foto menor) com quem teve 7 filhos, que aparecem na foto abaixo:



(Foto: Reprodução / álbum da família)
Esta foto, tirada por volta dos anos 1960/1961, mostra reunidos todos os filhos de seu Ataíde, num importante - e raro - registro histórico fotográfico: os 4 maiores na fila detrás são, da esquerda pra direita: Ataíde – 8 anos; José Lima – 11 anos; Fátima – 10 anos; e; Nazaré 15 anos.Os 3 menores da fila da frente são, no mesmo sentido: Nonato – 7 anos; Glória – 2 anos; e Helifas – 4 anos.
Segundo José Lima – nosso informante – todos estão vivos: Ataíde, mora em Santarém-PA, Fátima e Glória moram no Jary-AP; Helífas em Barcarena-PA; Nonato e Nazaré moram em Macapá (ela é enfermeira no Pronto Socorro).
Ataíde José de Lima (Barbudo), faleceu em Macapá no dia 08 de março de 1999 e seu corpo encontra-se sepultado no Cemitério de São José, no bairro do Buritizal.

Fonte: Informações de José Alves de Lima (um dos filhos do biografado) – via e-mail

Fotos: Compartilhadas pelo amigo José Alves de Lima - acervo da famílía.

3 comentários:

  1. Meu grande amigo, protetor e guardião Sr Ataide, o barbudo. Foi o melhor alfaiate que conhecí quando era uma criança entrando para a adolescência; ; era nosso vizinho da Cora de Carvalho com São José; foi o maior amigo-protetor que tive, pois, quando criança aprontava na nossa casa e corria para os braços do sr Ataíde para não levar aquela surra básica da época, ele foi o maior amigo da minha mãe Helena e do meu pai Marcos; deixou muitas saudades; era nosso conselheiro, foi um homem de puro coração e que nos orientou como seguir no caminho bom da vida, ajudou-me e só tenho que agradecer a ele e ao nosso Deus que hoje o guarda com todo carinho; os amigos existem e ele continua existindo em meu pensamento, meu amigo Ataide, muito obrigado pelo que fizeste por mim e minha familia, até logo. Aos amigos José Lima, Pininim (ataide filho), helifas e demais, um grande abraço bem apertado. Heraldo Amoras-Monte Dourado-Pará

    ResponderExcluir
  2. Meu avô Barbudo...
    Era carinhoso com os netos como meu pai Ataíde Filho. Era ótimo pastor de ovelhas e super dedicado as pessoas.
    Lamento nao ter conhecido mais o avô.

    ResponderExcluir
  3. Meu avô Barbudo...
    Era carinhoso com os netos como meu pai Ataíde Filho. Era ótimo pastor de ovelhas e super dedicado as pessoas.
    Lamento nao ter conhecido mais o avô.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...