segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Pioneiro Isaac Jayme Zagury

O pioneiro  Isaac Jaime Zagury, era um dos 9 filhos do casal  Capitão Leão Zagury e Dona Sarah Roffe Zagury. Sete deles nasceram em Macapá.
Dessa união nasceram ainda, Esther, José, Eliezer, Syme, Meryan, Abraão, Moisés e Ana.
Isaac  nasceu em Macapá, em 11 de agosto de 1914, quando o Amapá ainda pertencia ao Estado do Pará. A região foi desmembrada do Estado do Pará pelo Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.
Isaac era o filho que amava Macapá;  o frescor do rio Amazonas;  sentar à porta da casa para conversar com quem passava. E foi assim que Isaac viu a cidade de Macapá nascer e se desenvolver, sempre se referindo à mesma como "terra promissora e o melhor lugar para se viver".
Dona Sarah e seus filhos fundaram a primeira empresa legalizada da cidade, a Casa Leão do Norte, que vendia  de um tudo, presentes, sabonetes, tecidos e mercearia. Isaac tinha espírito empreendedor e junto com o irmão Moysés, deram continuidade  ao trabalho dos pais, como comerciantes na cidade, levando para a mesma, empresas tais quais a Cruzeiro do Sul, depois VARIG; os automóveis WILLYS Overland, a Sapataria Predileta, a Texaco, a Drogaria, a sorveteria Central e o Flip Guaraná que Isaac fazia com o coração.
Entre suas inúmeras atividades na cidade, Isaac exerceu o cargo de Juíz de Paz e foi grande incentivador dos esportes e das atividades populares.
(Foto: Reprodução / acervo Família Zagury)
Casou-se com Clemência cujo verdadeiro nome era Piedade Assayag. Isaac e Clemência tiveram quatro filhos: Leão (médico), Abraham(engenheiro), Sarah(Pedagoga) e Alice(História).
Isaac dedicou-se intensamente à fabricação do Flip Guaraná, em um barracão de madeira aos fundos da casa em que vivia.
 



Seu fiel amigo Casemiro, filho de escravos, era quem com ele dividia todos os momentos de gloria e de dificuldades  do Flip Guaraná.  Casemiro foi o seu melhor amigo toda a vida.
 
De todos os que trabalhavam na fábrica a funcionária e amiga Leila era a pessoa que sabia fazer a fórmula do guaraná e responsável junto com Isaac pela fabricação do xarope.
Dona Leila (foto) - com quase 90 anos -  mas lúcida, vive com as filhas, em Macapá.
Deve-se ressaltar que grande parte dos funcionários do Flip era de origem humilde negra, moradores do bairro do Laguinho. Naquela época não havia grandes oportunidades de trabalho  para os negros. Isaac tinha todos os seus funcionários legalizados considerando que as leis trabalhistas eram um ganho para o povo e que ele entendia que no futuro todos precisariam de uma aposentadoria.
Isaac Jayme  Zagury faleceu em 01 de maio de 1971, aos 57 anos de idade, no Rio de Janeiro, onde também foi sepultado. 
Foi um dos honrados homens que amaram o Amapá.
Fonte: Informações e fotos de seus filhos Ibraham e Sarah Zagury (via e-mail) direto do Rio de Janeiro, especialmente  para o Porta-Retrato.

7 comentários:

  1. Lindo post..Seu Casemiro morava na esquina da minha casa. Na Leopoldo Machado com Almirante Barroso..

    ResponderExcluir
  2. Admirável casal. Realmente gostavam de ajudar as pessoas pobres da cidade. D. Clemência era muito simpática e gentil nos atendimento aos seus clientes na CASA LEÃO DO NORTE.

    ResponderExcluir
  3. João obrigado pela lembrança a meus pais no seu blog.
    Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  4. Emocionante: "Isaac era o filho que amava Macapá; o frescor do Rio Amazonas; sentar à porta da casa para conversar com quem passava.

    ResponderExcluir
  5. Por nada Sarah! Eles são merecedores de todas as homenagens do povo do Amapá.

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos adorei lembrar da minha infancia e todos da familia e de como se constroi sonhos atraves de muita persistencia. Doces memorias imperdiveis para lembrar uma epoca. Bjs e mto obriada. Alice Zagury Aizemberg

    ResponderExcluir
  7. Obrigado João,
    Pela sua iniciativa de preservar a memória do Amapá e pela lembrança dos meus pais. Amavam realmente as pessoas e o Amapá.
    Abraham Zagury

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...