domingo, 14 de abril de 2013

ESPECIAL: Esporte Clube Macapá - Hexacampeão Amapaense de Futebol

Esta é do Baú do amigo João Silva

Julho de 1956, dia de festa no Estádio Municipal Glycério de Souza Marques, o 'Glycerão' como ficou conhecido no jargão da crônica esportiva do Amapá! Em campo a poderosa equipe do Esporte Clube Macapá, o grande papão do futebol amapaense na era amadora, tanto que chegou ao inimaginável título de hexacampeão amapaense de futebol, época em que se decidiu muitos títulos no tapetão e o grande clássico da cidade era Macapá e Amapá, por quem torciam as maiores autoridades do Território Federal do Amapá.
O azulino, tricampeão de 1954, 1955 e 1956, pousa para a foto histórica em tarde ensolarada, momentos antes do ponta pé inicial de amistoso contra o combinado formado por jogadores dos demais clubes que disputaram o certame daquele ano, naquilo que se chamava antigamente  'jogo da entrega de faixa aos campeões', vendo-se, da esquerda para a direita, em pé: Amujaci, Edésio, Darcy, Vasconcelos, Bibito, Expedito e o técnico Jomar Tavares; agachados, da esquerda para a direita: Wlademir, Palito, Sabá, Perigoso, Mafra e Avertino. Dos que aparecem nesse registro de 57 anos atrás, estão vivos, graças a Deus, Palito, Edésio e Mafra. (João Silva)

Fonte: Texto e foto reproduzidos do blog do jornalista João Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...