domingo, 14 de abril de 2013

Santana na Rota do Turismo

Este é um registro dos anos 60, que nos foi enviado pelo amigo Fernando Canto, e faz parte de uma coletânea de fotos pertencentes ao arquivo familiar do jornalista, poeta e escritor Ronaldo Bandeira dos Santos.
Ano 1964 - Sentados: ?, Carlos Nilson;  Amiraldo Bezerra; Getúlio Albuquerque; Ronaldo Bandeira, ao lado (de camisa branca) o José Coen; ao lado dele, (de óculos escuros) o Luiz Lavor Benigno; os demais da direita não foram identificados. (à frente deles, de camisa branca) o Maurício Bandeira.
Em pé: atrás do Carlos Nilson o Roberto Bandeira, e o outro, à direita, é o Teodorico Chagas.
Como as fotos vieram, todas, sem legenda, recorremos à ajuda do amigo Amiraldo Bezerra que aparece nas imagens de um evento.
Ele nos deu o seguinte depoimento: “Não tenho bem certeza, mas, parece-me com a equipe selecionada para receber e assessorar os Turistas que chegariam ao Porto de Santana, a bordo do navio Rosa da Fonseca, um dos maiores, senão o maior navio turístico da época. Nós tínhamos como atribuição, inclusive, selecionar voluntários para servirem de guias turísticos. Os visitantes viriam uma parte por terra e a outra pelo Amazonas (de lanchas e barcos) e na volta de forma inversa. (...) Depois que voltamos ao Navio, fomos agraciados pelo Comandante com uma visita em todo transatlântico, jantamos no restaurante principal; assistimos ao baile com demonstração de danças regionais dos turistas, tais como tango, salsa, bolero, calipso e outros. Voltamos para casa já de madrugada. Eu era Oficial de Gabinete da PMM - Gestão Jaci Jucá e depois Mário Barata, e fiz parte do grupo indicado pelo Prefeito. Não sei precisar a data, ... (Amiraldo Bezerra)
ROSA DA FONSECA
Memória Histórica Um dos muitos fatos marcantes que relaciona a cidade de Santana com o turismo interno e externo deve-se à chegada do transatlântico Rosa da Fonseca, (foto)que atracou no cais da ICOMI, na manhã do dia 21 de janeiro de1964, trazendo cerca de 450 turistas de diversas nacionalidades.
Promovido pela Touring Clube do Brasil, no roteiro do XXVI Cruzeiro Turístico, o Porto também considerado de Santana recebeu carinhosamente os turistas oriundos da Europa e parte da América do Norte.
Os visitantes estrangeiros passaram o dia inteiro conhecendo alguns pontos pitorescos de Santana, como as estruturas habitacionais e administrativas da Vila Amazonas (cinema, supermercado, sede esportiva e hospital), assim como a área portuária e industrial da ICOMI em Santana, na qual tiveram conhecimento da importância socioeconômica da mineradora no Amapá.
Em passeio pela capital amapaense, os passageiros visitaram a histórica Fortaleza de São José de Macapá, conheceram algumas obras desenvolvidas pelo Governo Territorial na cidade (construção de escolas e reformas de prédios públicos) e fotografaram o marco zero do Equador, levando como lembranças de que estiveram no meio do mundo.
Por volta das 21 horas do mesmo dia (21), os visitantes retornaram para o transatlântico Rosa da Fonseca, onde continuaram sua excursão pelo resto da região amazônica, após considerarem, assim, inaugurada a era do turismo no Amapá. Os turistas não esconderam sua satisfação pelos esforços empregados pelos organizadores, para proporcionar-lhes a melhor estadia possível no então Território Federal do Amapá.
Segundo a Comissão Territorial da Legião Brasileira de Assistência (LBA), os turistas do Rosa da Fonseca deixaram mais de um milhão de cruzeiros (cerca de R$ 10 mil) em rendas que foram coletadas por compras feitas de decorações, lembretes, filmes fotográficos e serviços extras.   (Emanoel Jordanio – Editor do blog Memorial Santanense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...