terça-feira, 19 de novembro de 2013

O pioneiro - João Diniz

O pioneiro João Felício Diniz, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1935 e chegou ao Amapá em 1952, oriundo da cidade de Aveiro,Portugal.
João Diniz deixou sua terra natal após a segunda guerra mundial, período em que a economia portuguesa passava  por inúmeras dificuldades. Quando chegou em Macapá a cidade era uma vila e o aeroporto situava-se onde é hoje a Av. FAB. Tinha a rua Cândido Mendes e a ponte sobre o canal da av. Mendonça Jr. era de madeira. Ele contava que a rua Tiradentes, que antes se chamava Coronel José Serafim Gomes Coelho, era um caminho que finalizava na CAESA, fopi ondffe tudo começou. João se alimentava em uma pensão à margem da Rua Cândido Mendes trecho em que os carros que passavam jogavam lama no salão de refeições. Os clientes tinham que proteger o prato para não comer lama. 
João Diniz que se considerava amapaense de coração, casou em 1961 com dona Dalva Nunes e tiveram três filhos: Américo Diniz (advogado), Francisco Diniz(economista) e Fátima Diniz (in memórian) e o neto Rafael.
João Diniz foi um dos pioneiros do Estado do Amapá, sendo um dos fundadores da Associação Comercial (ACIA) e sócio fundador da Fábrica Amapaense, que funcionou por muitos anos na esquina da Av. Cel. Coriolado Jucá com a atual Tiradentes. João realizou diversos trabalhos em prol do comércio amapaense. Ele tinha sua loja na Rua Tiradentes, a Casa Milena, ao lado da sua residência, no bairro central.
João Diniz conservava a honestidade, ensinava a dignidade, a ética e a boa convivência entre as pessoas. Homem de muita fé. 
O empresário João Diniz faleceu dia 28 de agosto de 2013, aos 78 anos, em Macapá, depois de sofrer uma parada cardíaca. Ele vinha lutando há cinco meses contra um AVC. Sua esposa Dalva Diniz, faleceu em 04 de agosto de 2012 e a filha do casal Fátima Diniz, ex-Miss Amapá 1982, faleceu em 1985, aos 21 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...