sábado, 23 de novembro de 2013

O Pioneiro Mário Cruz

Neste registro raro dos anos 40, vemos o Sr. Mário Cruz, ladeado por seus filhos Lygia e Guilherme Cruz.
Mário Cruz foi o comerciante ribeirinho que levou pessoalmente, ao interventor Janary Nunes, algumas pedras escuras e pesadas, que usara como lastro para seu barco, em busca da recompensa prometida. O material foi analisado na sede do DNPM no Rio de Janeiro, pelo engenheiro Glycon de Paiva, que constatou tratar-se de manganês de teor elevado. (Saiba mais)

Nos anos 50, Lygia Cruz atuou como radioatriz nas novelas ao vivo que eram levadas em ar pela ZYE-2 - Rádio Difusora de Macapá. 
Lygia, com idade avançada mas, em plena lucidez, reside atualmente na cidade de Rio das Ostras (RJ), e esteve recentemente, revendo parentes e amigos em Macapá.

Guilherme Cruz, já falecido, foi um dos primeiros fotógrafos de Macapá, e dono do inesquecível Foto Cruz, dos irmãos Cruz (Guilherme e Humberto). Ele foi também, junto com o Sr. João Assis, do Elite Bar, sócio do Cine Macapá.
"Seu" Cruz, como era conhecido, foi fotógrafo de nossa família. Minhas fotos de criança e adolescente, quase todas foram tiradas por ele.
Foto de Mário Cruz reproduzida do documentário “Dr. Antunes”, um filme biográfico sobre a vida de Augusto Trajano de Azevedo Antunes, o fundador da Icomi e de um verdadeiro império industrial chamado Grupo Caemi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...