sábado, 16 de novembro de 2013

Professora Zoráide - também é pioneira da Educação do Amapá

A professora pioneira Zoráide Coelho do Nascimento, filha de Minervina Coelho dos Santos, nasceu na localidade de Aporema-Ap, em 26 de abril de 1931. 
Naquela época, Aporema ainda pertencia ao Estado do Pará; hoje é um Distrito do Município de Tartarugalzinho, no Estado do Amapá. Fez seus estudos iniciais através dos Cursos de Férias, o Pedagógico no Instituto de Educação do Território do Amapá (IETA) e iniciou o curso de pedagogia no núcleo da Universidade Federal do Pará - UFPA, em Macapá,  mas não concluiu. Casou em Macapá, aos 21 anos de idade, com o Policial da antiga Guarda Territorial Raimundo Moura do Nascimento, o famoso Gatão. Ele faleceu faz três anos. São 6 (seis) os filhos do casal: Maria das Graças, Reinaldo Coelho, Arnaldo Coelho (falecido), Maria Graciete Coelho, Roberto Coelho (Roberto Gato) e Maria Margarete Coelho; e têm como descendentes 16 netos e 10 bisnetos.
Professora Zoráide trabalhou em diversas escolas do interior do Estado, e na capital foi professora nas escolas Coaracy Nunes, Dom Aristides Piróvano, Antônio João, Barão do Rio Branco e foi também secretaria na Escola São Benedito.
Faz 20 anos que está aposentada. Hoje, com 83 anos de idade, Professora Zoráide Coelho do Nascimento mora com um filho (Reinaldo) e um neto Robson Luan, professor de Educaçao Física.
Professora Zoráide - também é pioneira da Educação do Amapá.
Fonte: Biografia fornecida por Reinaldo Coelho (Jornal Tribuna Amapaense), filho da biografada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...