sábado, 16 de agosto de 2014

As Primeiras Locomotivas da Icomi

(Foto: Reprodução) 
Esta foto foi tirada no Porto suburbano de Leatron, em Nova York (EUA), na manhã do dia 11 de março de 1955, onde teve a presença do Dr. Augusto Trajano Antunes (ICOMI), Mr. Hummel (US Sttel) e Sr. Lerry James (representante da General Motors-GM, empresa que fabricou as 03 locomotivas que foram vendidas para a ICOMI, em contrato firmado em 1954).
Essas locomotivas eram tipo diesel-elétricas SW de 1200HP, projetadas por engenheiros-ferroviários da Electro-Motive Division, setor vinculado à multinacional G.M.
(Foto: Reprodução/acervo Emanoel Jordânio)
Foto reproduzida do Jornal Amapá nº 639 de 02 de junho de 1955,  mostra imagem da chegada, em  30 de março de 1955, de uma das 3 locomotivas destinadas à Estrada de Ferro do Amapá.
O desembarque aconteceu  no Píer do Porto de Santana.
Elas vieram diretamente dos EUA para o Brasil, chegando no canteiro de obras do Porto de Santana no início da tarde do dia 30 de março de 1955, nessa ocasião meu avô (soldador Luís Silva) assistiu a chegada dos maquinários e participou do desembarque, onde mais de 40 homens tiveram que usar a força dos braços e de alguns guinchos inconfiáveis para içá-los.
Observe que ao fundo ainda nem existiam casas onde hoje fica a Avenida Santana.( Emanoel Jordânio)
(Foto: Reprodução/acervo Emanoel Jordânio)
A chegada dessas locomotivas foi registrada por um correspondente da revista "Ferroviária", que tirou diversas fotos do momento do desembarque no cais da ICOMI que depois foram publicadas na edição de novembro daquela revista, com direito a uma extensa reportagem falando das nossas riquezas minerais e das intenções econômicas da mineradora.
( Fonte: Fotos e informações históricas - contribuição  do amigo Emanoel Jordânio, blogueiro, pesquisador da história de Santana - via e-mail)
Post repaginado em 16.08.20

2 comentários:

  1. Eu era criança e minha família me levou para ver naquela época tudo era novidade, tinhamos rádio é verdade, + televisão não existia. Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. Na época da ICOMI, era tudo de bom. Eu tinha apenas 6 anos,morei na Vila Amazonas e era tudo de bom,da escola ao hospital na época.É lamentável ver Santana nos dias de hoje.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...