quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Memória do Esporte - São José, o tricolor amapaense

Há 68 anos, surgia a Sociedade Beneficente São José.
Segundo registro no Facebook do historiador Nilson Montoril, "no dia 8 de junho de 1946, manhã de sábado, um grupo de desportistas reuniu-se na residência(*) do senhor Messias do Espírito Santo Oliveira com o propósito de fundar uma nova entidade voltada para a benemerência e desporto. Surgia neste dia a Sociedade Beneficente São José. A intenção dos fundadores era manter a novel sociedade na informalidade. Entretanto, no dia 26 de agosto, uma segunda-feira, os idealizadores da entidade decidiram lavrar a ata da sua fundação, alterando a denominação para Sociedade Esportiva e Recreativa São José. Uma comissão de eleição apontou o corpo diretivo do clube e uma outra foi escolhida para elaborar seus estatutos. A despeito de ser natural de Igarapé-Mirim, no Estado do Pará, Messias do Espírito Santo Oliveira, que era Serventuário da Justiça, gozava de muito prestígio no seio da sociedade macapaense. No Estatuto do clube, o dia 26 de agosto foi declarado como a data de fundação."
(*) A casa do Sr. Messias situava-se na Rua São José, entre Av. Presidente Vargas e a então Av. Brás de Aguiar, depois Coriolano Jucá, no terreno onde depois funcionou a Sorveteria Macapá(atual Q Sabor).
Registro de 1977
Segundo o amigo João Silva, vemos em pé, da esquerda para a direita: Campos, Birungueta, Haroldo Espada, Zé Maria, Alceu, Dias e o técnico José Carlos(que veio de fora);
Agachados, no mesmo sentido: Lavico, Dinho, Norberto, Orlando Torres e João de Deus.
Balalão informou também que "esse time do São José representou o Amapá no Copão da Amazônia realizado em gramados amapaenses e decepcionou; foi o único que o tricolor disputou, diga-se de passagem."
João Silva conta que "a ideia do Copão da Amazônia surgiu no Amapá; foi levada para o Rio de Janeiro pelo esportista Raimundo Osmar Pontes Hollanda que foi representante da FAD junto a CBD, cujo presidente Heleno Nunes, depois de prometer mundos e fundos, acabou negando apoio à realização do torneio, que não contou também com ajuda do CND, e só foi realizado graças ao empenho dos dirigentes do Amapá, Roraima, Rondônia e Acre. Mesmo assim Hollanda foi aclamado pela crônica como  “Pai do Copão”. 
Raimundo Osmar Pontes Hollanda, foi um grande esportista que o Amapá produziu; Hollanda era azulino(E.C.Macapá) e depois que deixou o Amapá para cuidar da saúde no Rio de Janeiro, trabalhou algum tempo na Confederação Brasileira de Desportos e ajudou a difundir a ideia da realização do Copão da Amazônia que foi disputado pela primeira vez em 1975, em Porto Velho, Rondônia;  Hollanda faleceu em 2008, em Icoaracy-Pa."
(Imagem pequena de arquivo)

Um comentário:

  1. Pessoal: procuro quem possa me fornecer resultados de partidas de algumas edições do Copão da Amazônia que nunca pude encontrar em mais de 20 anos de pesquisas. Tenho 60 anos e moro em Panambi/RS. Quem puder/se dispuser a me ajudar entre em contato: marloncompassi@gmail.com.
    Grato desde já.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...