quarta-feira, 2 de maio de 2018

Foto Memória de Macapá: Passagem do “Fogo Simbólico da Pátria”

A Foto Memória de hoje, vem do fundo do baú de lembranças da família Farias e revive um momento (1971/1972) da passagem do “Fogo Simbólico da Pátria” pela cidade de Macapá, em cerimônia realizada na (antiga) Praça Cívica, em frente ao Colégio Amapaense, que em 1977, foi transformada em Praça da Bandeira.
No centro da imagem, vemos a Profª Deusolina Salles Farias, tendo ao lado esquerdo dela o pioneiro Leonel Nascimento, que foi prefeito da cidade de Amapá. Os demais componentes não foram identificados. No alto da imagem, entre dois atletas, a pira com o "Fogo Simbólico da Pátria".
ORIGEM - O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.
Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada “Corrida do Simbólico da Pátria”.
Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades de Viamão e de Porto Alegre, que se constituiu na 1ª Corrida do “Fogo Simbólico da Pátria”. (Fonte: Blog regiscap1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...