domingo, 20 de maio de 2018

Foto Memória da Educação do Amapá: MARIA DAS DORES GOMES CORREIA – “PROFESSORA DORICA”

Mais uma pioneira do Magistério Amapaense, a quem prestamos nossa homenagem pela larga folha de serviços dedicados à educação e à cultura do Amapá.
Professora Maria das Dores Gomes Correia, nasceu em 1931, na Fazenda Bela Vista, no município de Calçoene. É a 3ª de oito filhos do casal Arlindo Eduardo Correia (Coronel Arlindo) e Romilda Gomes Correia.
Iniciou seus estudos no lar, com sua mãe, depois com professores que seu pai levava de Belém do Pará, para ensinar não somente aos filhos, mas a todas as crianças que viviam na fazenda Bela Vista.
Concluiu o curso primário no Colégio Santa Rosa e o 2º grau no Colégio Gentil Bittencourt, ambos em Belém, recebendo o diploma de professora primária em 1951.
Inicia sua carreira profissional em 1952, no Grupo Escolar Veiga Cabral, na cidade de Amapá, onde exerce as funções de professora e diretora desse educandário por um período de 5 anos. 
Professoras Elza Del Castillo, Durvalina Braga da Silva,
 Maria da Dores Gomes Correia, Aracy Farias e Rosalina Sabóia.
Período 1963/64 – Em pé: Pe. Jorge Basile, professoras Latiffe Sales, Celi Del’Castillo, Silvia Castillo, 
Maria Olinda Aguiar, Maria das Dores Gomes Correia; professora Gazel, 
Sra Líbia Bessa de Castro, colaboradora da escola; professoras Terezinha Pavão, 
Anazilda, Dione Castilo, todas da Escola Paroquial "São José".
Agachadas : professoras Raimundinha Del’Castillo, Marlene Aguiar, Luci Lacerda, 
e as duas últimas não foram identificadas.
Transferida para Macapá em 1957, trabalhou nas escolas, Barão do Rio Branco, IETA – Instituto de Educação do Território do Amapá e Escola Paroquial São José, atuando como professora e depois, diretora.
Graduou-se em Pedagogia na UFPA – Universidade Federal do Pará, na primeira turma, para ensino do 1º grau, com especialidade em Administração escolar.
Estudou no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, onde fez o curso de Supervisão Escolar, com especialização em Didática de Estudos Sociais.
Exerceu ainda o cargo de Procuradora-gerente da Rádio Educadora São José e responsável pelo programa de educação de base.
Ano 1968 - No Instituto de Educação do Território do Amapá (IETA).
Professoras Nazaré Zona, Idália Lobato; Dinete Botelho (professora de artes manuais) 
e professora Maria das Dores Gomes Correia
De 1966 a 1967, trabalhou na Secretaria de Educação, à época, Divisão de Educação, exercendo a função de Chefe do ensino primário e pré-primário, onde foi por diversas vezes diretora interina, em substituição a professora Heliete Covas Pereira.
Exerceu no SESI – Serviço Social da Indústria, o cargo de Chefe do Serviço de Educação e diretora da Escola Visconde de Mauá, por longos 26 anos, participando do serviço técnico pedagógico dessa instituição.
Retirou-se da vida profissional pública em 2002 com relevantes serviços prestados à educação do Amapá.
Professora Dorica, apesar da idade, continuava bastante lúcida e ativa, em Macapá, onde vivia sua aposentadoria ao lado da familiares e em estreito contato com amigos e conhecidos.
Professora Dorica, faleceu na segunda-feira, 14 de outubro de 2019, em Belém do Pará, por falência múltipla de órgãos, vitima de agravado estado de câncer no pulmão.
Maria das Dores Gomes Correia, é merecidamente homenageada como uma Notável Edificadora do Amapá, pelo Instituto Memorial Amapá.
Texto de Wank do Carmo, historiador e colaborador do Instituto Memorial Amapá.
(Última atualização em 14/10/22019)
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...