quarta-feira, 23 de maio de 2018

Memória do Esporte Amapaense: Pioneiro Osélio Silva - Mestre em artes marciais

Foto: Jornal Tribuna Amapaense
O Pioneiro OSÉLIO SILVA ARAÚJO, nasceu dia 08 de maio de 1933, em Breves, Estado do Pará.
Iniciou seus estudos primários na Escola Barão do Rio Branco, o ginasial na Escola Industrial de Macapá, depois Ginásio de Macapá (GM). Concluiu o curso de técnico em contabilidade na Escola Técnica do Comércio do Amapá, em 1953.
Osélio Silva, no ainda Território do Amapá, foi administrador das oficinas de artes de couro do governo.
Foi funcionário da ICOMI e trabalhou na EFA – Estrada de Ferro do Amapá no cargo de Chefe de trem, responsável pelo tráfego de cargas e passageiros.
Foi funcionário do Banco do Brasil, na função de serviços gerais, em 1958.
Osélio Silva, tornou-se mestre em artes marciais com o instrutor de origem Alemã, Anton Schöber que, fora treinar a Guarda Territorial do Amapá.
Teve seu primeiro contato com os esportes, aos 17 anos, ainda na Escola Industrial de Macapá (hoje, Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes), com o Basquete, Futebol e Ginástica, esportes muito comuns praticados na época do ex-Território do Amapá. O Vale-Tudo também fez parte de sua vida de esportista no início, e foi o esporte que praticou antes de conhecer o Judô. Por volta da década de 50 e 60, Osélio começou a praticar a modalidade.
O esportista lembra que por ter começado a praticar judô por volta dos 30 anos de idade, não chegou a competir em campeonatos no Amapá e pelo Brasil, mas que participou de algumas demonstrações em Belém (PA) ao lado de amigos como João Batista Monteles, Natal Lúcio Pereira de Souza, Simão dos Anjos e Alemão, que iniciou no judô junto com ele.
Após alguns anos dedicados à prática do esporte, nasceu a vontade de criar uma academia de judô com a ajuda de alguns amigos e começar a ministrar aulas para crianças e adolescentes; a academia já está no mercado há 47 anos, e, segundo Osélio, já formou cerca de 30 Mestres em toda sua carreira.
Em 1965 funda finalmente, a Associação de Judô Osélio Silva. Paralelamente à atividade de mestre em artes marciais, introduziu o fisiculturismo no ainda Território, com o qual, formou vários campeões. Mestre Osélio realizou vários eventos de luta livre, onde encantou multidões em noites memoráveis na sede dos Escoteiros Veiga Cabral, no Laguinho.
Mestre Osélio lembra, ainda, que o esporte mudou a vida de inúmeros alunos seus. Entre muitos exemplos estão aqueles que deixaram o mundo ruim, das drogas, das bebidas e festas, depois que começaram a praticar o judô.
Mestre Osélio Silva, relembra com saudade do tempo que foi incentivado por Alfredo Mendes Coimbra a tornar-se um judoca de respeito na arte marcial que, o faria um mestre. Arte essa que repassou à várias gerações.
Retirou-se da vida pública, em 1991, com relevantes serviços prestados ao Amapá.
O Mestre, ainda hoje, aos 85 anos, continua repassando seus ensinamentos nas artes marciais para os novos pupilos.
OSÉLIO SILVA ARAÚJO, por esses feitos, é merecidamente homenageado como um notável edificador do Amapá, pelo Instituto Memorial Amapá.
Biografia por Wank do Carmo historiador e colaborador do Instituto Memorial Amapá.
Fontes: Tribuna Amapaense e Memorial Amapá

Um comentário:

  1. Édi Prado - Mais que valiosa, uma grande demonstração de resgate e valorização dos nossos pioneiros.É
    preciso registrar que homens assim, deram um passo gigantesco para a prática deste esporte

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...