sábado, 19 de maio de 2018

Foto Memória da Educação do Amapá: Profª Creuza Souza Bordalo

Hoje queremos prestar nossa homenagem à professora pioneira do ex-Território do Amapá, Creuza Souza Bordalo, por sua contribuição à educação, arte e cultura amapaenses.
Professora Creuza, nasceu no município de Brejo no Estado do Maranhão, em 04 de setembro de 1930, filha de Jonatas Lopes de Lima e Sousa e Josefa Olímpia de Sousa (em memória).
Chegou a Macapá em 1950, com a criação da Escola Normal, depois nominada IETA – Instituto Educacional do Amapá, onde também lecionou.
No governo de Janary Nunes, ganhou uma bolsa para estudar por 03 anos, artes cênicas no Conservatório Nacional de Teatro, e na Escola de Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ao retornar ao Amapá, depois de ter concluído seus estudos de Teatro e Artes Cênicas, assume o cargo de Diretora da Rádio Difusora de Macapá. 
Atuou também como atriz de radionovelas de grande audiência nos anos dourados da emissora pioneira. 
Na época, dirigiu programas de auditório transmitidos ao vivo e de grande sucesso de público e audiência. Sempre ligada às artes cênicas, lecionou Educação Artística no Colégio Amapaense, na década de 70. Foi ainda pedagoga por décadas de várias instituições de ensino do então Território do Amapá.
Retirou-se da vida pública em 1982, com relevantes serviços dedicados à educação e à cultura do Estado.
Viúva do advogado Cícero Bordalo, com quem teve 02 filhos, que lhe agraciaram com 04 netos e 01 bisneto, hoje, aposentada, reside com a família, em Belém do Pará, onde vive lucidamente, seus 88 anos de vida e saúde.
Profª Creuza Bordalo, por esses feitos, é merecidamente homenageada como uma notável edificadora do Amapá, pelo Instituto Memorial Amapá.
Texto de Wank do Carmo, historiador e colaborador do Instituto Memorial Amapá.
Fonte: Facebook

2 comentários:

  1. Uma das baluartes nos fundamentos educacional do Amapá...que bom que esteja entre nós para ouvir elogios, que tanto fez por merece- Los!

    ResponderExcluir
  2. Poxa que linda! Foi minha professora por 3 anos no Curso de Arte Dramática no Conservatório de Música de Macapá e de Teatro Amador na Radio Difusora de Macapá. Fui dirigida por ela em 3 peças de Teatro na Radio Difusora de Macapá. "O gato playboy", "A revolta dos brinquedos" e "O casamento".

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...