quarta-feira, 19 de março de 2025

MEMÓRIAS DE UMA MACAPÁ DE OUTRORA: HOMENAGEM A SÃO JOSÉ

São José é o padroeiro do estado do Amapá e de sua capital, Macapá. A festividade em tributo ao santo é comemorada em todo o estado, que oficializa o feriado no dia 19 de março. A veneração religiosa dedicada a São José possui suas raízes na fundação da Vila de Macapá, datada de 1758. A edificação da igreja consagrada ao santo ocorreu em 1761, marcando o início da festividade. A Lei Estadual nº 667/2002 estabelece o reconhecimento do feriado de São José em todo o território do Amapá. O feriado é observado em todas as 16 cidades do Amapá. A celebração de São José é caracterizada por um extenso cronograma de atividades em colaboração com a comunidade católica. A imagem peregrina de São José é acolhida por colaboradores da Prefeitura, do Poder Executivo e de diversas instituições. (Wikipédia)

Em homenagem a essa data significativa, a Seção de Memória Institucional do TJAP compartilha um documento histórico, recém-descoberto no Arquivo Geral do Judiciário, que nos oferece valiosas informações sobre as celebrações em honra ao santo em Macapá no ano de 1931.

Nesse registro, composto por folhas impressas em material tipográfico, há detalhes sobre a programação, que teve início às 5 horas da manhã do dia 10 de março, com a alvorada em frente à Igreja Matriz, seguindo até o dia do padroeiro, sendo encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento. A agenda ainda incluiu leilões, procissões e quatro dias de atividades populares na área próxima à matriz.

É importante destacar a participação do Judiciário nas comemorações, que foi representado pelo Juiz de Direito da Comarca de Macapá, Dr. Álvaro de Magalhães Costa, que atuou como juiz de honra durante a festividade.

Ao longo dos dias de celebrações em honra ao santo padroeiro, durante o período do Território Federal do Amapá,... 

... eram realizadas noites de eventos beneficentes que reuniam as famílias na barraca do santo, na Praça Veiga, enquanto a população aproveitava o arraial montado em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade.

Fonte: TJAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA FARMACÊUTICA DE MACAPÁ > PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA

Nos anos 60, ou até um pouco mais, o farmacêutico era considerado o " médico da família ". Ele era a pessoa encarregada de cuidar ...