sábado, 26 de abril de 2025

MEMÓRIA RADIOFÔNICA DE MACAPÁ: O ‘LOURINHO RE”

Muito antes da apresentadora Ana Maria Braga introduzir o Louro José em seus programas de culinária na TV, nós, em Macapá - especificamente na Rádio Educadora São José - já tínhamos desenvolvido um personagem que também fazia intervenções em nossas transmissões naquela emissora.

Imagem meramente ilustrativa

A distinção é que o Louro José é um tipo visual, enquanto o nosso “Lourinho RE” era de natureza sonora. Permita-me esclarecer: os ouvintes escutavam um áudio que tentava reproduzir o som de uma “Amazona aestiva”, ave nativa da região leste do Brasil, popularmente conhecida como papagaio-verdadeiro, ajuruetê, papagaio-grego, ajurujurá, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-boiadeiro, trombeteiro e, finalmente, louro.

Na RE, nós criamos - em colaboração com o amigo Remy Barros, do Departamento Técnico - uma gravação de voz que era inicialmente reproduzida em velocidade normal e depois acelerada, resultando em uma atração interessante e inovadora.

Isso gerou a curiosidade dos ouvintes sobre como realizávamos essa gravação? 

"LOURINHO" - Há muita gente por aí, querendo conhecer o "Lourinho" da RE...Só que o pessoal da emissora o mantém preso numa gaiola, trancada a sete chaves...
"Este 'Lourinho' vai longe"; diz sempre o João Lázaro, vaidoso da inteligência do papagaio...
(Texto do saudoso e inesquecível amigo, José Maria de Barros)
A propósito, encontrei um trecho do Jornal “A Voz Católica”, na coluna NOTICIÁRIO RE, que foi publicado na edição de 12 de outubro de 1968, e que documentava exatamente essa ideia que se tornou um grande sucesso na “caçulinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DO AMAPÁ

Nos primeiros anos do Território Federal do Amapá , os tradicionais desfiles cívicos eram realizados na Praça Barão do Rio Branco , um dos ...