(Reprodução)
Foto: Anos 50 - Av. Mário Cruz no sentido da Praça da Matriz para a Beira Rio
(Reprodução)
(Reprodução)
Av. Mário Cruz no sentido da Beira Rio para a Rua Cândido Mendes.
Foto de 1944 - Prédio da antiga Intendência, reformado pelo governo do ex-Território do Amapá, para abrigar as instalações da Prefeitura Municipal de Macapá. É importante registrar também que nesse mesmo prédio funcionou de 1945 até 1946, o Serviço de Auto-Falante de Macapá, embrião da Rádio Difusora de Macapá - A Pioneira. (Foto: Cortesia do Museu Histórico do Amapá)
A Rua Mário Cruz leva eese nome em homenagem ao suposto descobridos do manganês na Serra do Navio. Mas, eu conheci e morei na casa do verdadeiro descobridor, o velho garimpeiro James Collin. Usando de um ardil, Mário Cruz registrou primeiro as jazidas em seu nome.Nem vou contar o resto porque não é edificante.
ResponderExcluirNão sei se os historiadores amapaense sabem dessa: foi no prédio da Intendência, que aparece na foto,que o primeiro governador Janary Nunes, do então Território, foi empossado pelo último intendente, Major Eliezer Levy, nome do nosso trapiche.
O Sr. Mário Cruz morou por muitos anos na Av. Presidente Vargas quase esquina com a antiga Rua José Serafim, hoje Tiradentes.
ResponderExcluirO espaço está aberto para os historiadores se pronunciarem sobre o que o Lindoval registrou em seu comentário.
.......................
Um detalhe histórico: O major Eliezer Moisés Levy governou Macapá em três períodos (1932-1935; 1937 e 1942-1944), tendo sido o responsável pela reforma do antigo prédio da Intendência de Macapá, a construção do trapiche que recebeu seu nome, e da capela do cemitério central. Também teve início, em sua administração, a construção da Rodovia BR-156 (Macapá-Clevelândia).Além de ter sido também o primeiro prefeito do Município de Macapá, na era Território Federal do Amapá. ( Fonte: Portal AMAPÁ.net )
O prédio da antiga Indedência, ao longo de sua história abrigou diversos orgãos governamentais: além da Intendência, Prefeitura, Central de Policia- na época ocorreu pavoroso crime em seu interior - Procuradoria e por último o Museu. No prédio antigo, defronte à Intendêcia, ficava a primeira sede do antigo Tiro de Guerra, depois incorporado pela firma Irmãos Zagury.
ResponderExcluirLembro bem de uma casa de madeira cinza situada nas proximidades da antiga Intendência, onde morava o Mario, colega do Celso Façanha. O Mario foi namorado da Graça Smith qdo adolescentes, e eu era colega da Graça. Sera que o Mario era filho do Mario Cruz? Se era, então o Mario Cruz morou também ai na Av. que tem seu nome. So estou ligando os fatos.
ResponderExcluir