Com a instalação do Poder Executivo Territorial em 25 de janeiro de 1944, o Governo do Amapá, sob o comando de Janary Gentil Nunes,  implantou toda a infraestrutura básica para o desenvolvimento da região, incluindo  a criação de um órgão que coordenasse o primeiro  Serviço de Transporte Fluvial que foi o SERTTA – NAVEGAÇÃO. 
Para a manutenção das embarcações houve necessidade de se instalar um Estaleiro Naval, que inicialmente, funcionou em um pequeno barraco, erguido bem ao lado do local onde depois foi implantado o estaleiro grande. 
(Foto: Reprodução de arquivo)
Nesta foto dos anos 60, clicada de cima da Fortaleza de Macapá,  podemos ver em primeiro plano o Estaleiro definitivo, onde havia um trilho que buscava as embarcações de dentro d'água até em cima. 
Na parte debaixo da foto observamos a margem do igarape da Fortaleza, hoje totalmente aterrado. 
O Estaleiro Territorial, situava-se mais ou menos na área hoje ocupada pela Casa do Artesão, na frente da cidade.
(Foto: Reprodução de arquivo)
(Para melhor visualização clique na imagem)
Esta foto mostra com destaque o primeiro Estaleiro da época do ex-Território Federal do Amapá que era administrado pelo SERTTA NAVEGAÇÃO.
Depois que o grande estaleiro de
Macapá foi demolido, foi edificado um outro menor na praia de Fazendinha, como
vemos na foto abaixo:
Ainda hoje a área pertence ao
governo do Estado do Amapá e algumas carcaças de barcos e navios são vistos na
praia. O pequeno estaleiro de Macapá que antecedeu o maior era muito mais
simples. Quando surgiu o estaleiro da Fazendinha, a frota do governo já não
contava com os barcos de madeira, quase todos vendidos a terceiros. Na época já
existiam os navios comandante Idalino Oliveira, comandante Pedro Seabra e
comandante Solon de Almeida.
Informações do historiador Nilson
Montoril de Araújo, via e-mail.
(Post repaginado em 16 de julho de 2012 e
reeditado por haver saído com incorreções.)
reeditado por haver saído com incorreções.)



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