sexta-feira, 6 de julho de 2012

Professora Zelinda Fonseca de Souza - "uma vida pelo magistério"

(Foto: Reprodução/blog da Alcinéa)
Professora Zelinda Fonseca de Souza, nasceu em Óbidos, no Pará, e aos 16 anos desembarcou no Amapá (quando aquelas terras ainda pertenciam ao Pará) para lecionar na Vila do Espírito Santo.
Zelinda Fonseca de Souza, foi contemporânea de muitos educadores pioneiros tais como: Antônio Lima Neto, Deusolina Sales Farias, Lucimar Amoras Del Castillo, Deuzuite Cavalcante, Graziela Reis de Souza, Sebastiana Lenir de Almeida, Raimunda dos Passos, Mineko Hayashida, Valdir Lira, Mario Quirino, dentre outros.
Em sua trajetória educacional, pelos interiores do extinto Território do Amapá, passou pelas escolas da Cachoeira Grande, Calafate, Espirito Santo, São Pedro dos Bois, Porto Grande e Porto Platon, quando, finalmente foi para a capital. Em Macapá foi professora no Grupo Escolar Coaracy Nunes, Escola Industrial de Macapá (mais tarde Ginásio de Macapá), Colégio Amapaense, Colégio Comercial do Amapá (atual Escola Estadual Gabriel de Almeida Café),e finalmente como professora de História na Escola de 1º Grau Castelo Branco.
Após aposentar-se, em 1982, deixou o Amapá e foi morar em outras cidades, passando por Belém, Rio de Janeiro e Araraquara-SP.
Depois de 30 anos como aposentada, voltou para Macapá no início deste ano de 2012.
Professora Zelinda Fonseca de Souza faleceu no sábado, dia 16 de junho  de 2012, vítíma de uma lesão no pâncreas, deixando saudades aos seus familiares e amigos.

Fonte: Blog da Alcinéa, com informações de Carlos Orlando Fonseca de Souza, filho da professora Zelinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...