segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Praia do Forte

(Reprodução)

Clique na imagem para ampliá-la

Anos 50 - Praia do Forte no sentido de Norte para Sul.
(Reprodução)

Clique na foto para ampliá-la

Anos 60 - Pequena praia que localizava-se atrás da Fortaleza de São José de Macapá, que hoje não existe mais após a passagem do muro de arrimo e pavimentação da área de entorno do forte. Observa-se ao fundo o velho trapiche de madeira.

2 comentários:

  1. Oi!Lázaro. Longe tão perto. Lembro, quando criança, nos ido anos 60´ que costumava dar umas voltas por esse lugar e havia um ´tunel´ou passagem por debaixo dessa muralha que, dizem, ia dar no meio do forte ou no poço dele. Naquele tempo já havia poluição, tinha uma porção de tambores de óleo. Coisas que o tal ´progresso´ faz acabar. Abraço, Diniz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diniz...
    Realmente existia sim esse túnel, por onde, na enchente da maré, a água entrava e terminava no fosso que existe no centro da fortaleza.
    Segundo a história, nele morreram muitos prisioneiros que tentavam fugir e ficavam engatados pois o túnel ia se afunilando quando se aproximava da saída.
    E os tambores a que você se refere eram tambores de asfalto que inclusive onde, certa vez, ocorreu um grande incêndio que formou uma fumaça negra que podia ser vista de muito longe.
    grande abraço

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...