terça-feira, 8 de junho de 2010

Turma da Garagem Territorial

(Reprodução/Acervo da família Cherfen de Souza)

Clique na imagem para ampliá-la
(Foto: Contribuição da amiga Veneide Souza, filha do Sr. Veridiano)
Anos 60 - Turma da Garagem Territorial - Entre os veteranos profissionais uma turma de jovens garotos aprendizes da profissão de mecânicos. Por favor, me ajudem a montar a legenda dessa foto colocando suas contribuições nos comentários.
Vejamos os que eu me lembro: Da esquerda para direita: O 2º (de braços cruzados) é o Simões (irmão do motorista Itamar Simões, um dos pioneiros); o 3º é o Orlando (filho do seu Pedro que era porteiro do Cine João XXIII); na frente dele (de boné) é o Alagoano (pai do Paulão do Atabaque); na frente do Alagoano, meio curvado sobre os garotos, é o inspetor Façanha; à esquerda do Façanha, também abaixado, está o Penafort (primo do jornalista Hélio Penafort e filho do Sr. Benigno Penafort que foi o primeiro operador de áudio da Rádio Difusora de Macapá - se eu não estiver enganado - foi ele que colocou a Rádio Difusora de Macapá no ar no dia 11 de setembro de 1946 (os historiadores devem saber disso); voltando para a turma de trás, ao lado esquerdo do Orlando está o Motorista Crescêncio; esse senhor calvo na frente do "seu" Crescêncio (se a memória não me falha) era o esposo da Professora Nair Moura Palha (irmã da Professora Aracy Montalverne) e atrás olhando entre ele e o Sr. Alencar (o moreno de bigode) aparece o Sr. Veridiano Souza, (os demais eu conheço mas não me lembro dos nomes, por favor me ajudem a lembrar). Ah, bem escondidinho à direita da foto, consegui enxergar o Getúlio (com cabelo em corte militar) abaixado na frente do mecânico Paulo, (de chapéu). Dos garotos que estão agachados lembro-me das feições de uns 2 ou 3, os demais não sei quem são não. Esse senhor agachado (todo de branco) ao lado dos garotos é o Joãozinho Puqueca. Os que alguém conseguir reconhecer, por favor, escreva nos comentários. À medida que forem sendo identificados eu irei atualizando o texto. Obrigado.
(Última atualização em 21:22 h em 08/06/2010)

6 comentários:

  1. João Lazaro, cabe uma correção na data da foto: anos 60. A garagem ja era na Av. Raimundo Alvares da Costa. Meu irmão Armando, menor que eu, esta bem no centro: é o mais jovem. O sr Turibio Guimarães também trabalhava na Garagem nessa época. Acredito que ele ou é o senhor meio calvo que esta ao lado do sr Pennafort ou é o sr que esta cortado ao meio, à esquerda da foto, de oculos. Qto ao carequinha ao lado do papai, se nao me engano, era marido da Prof Teresinha Neri, pais do hoje, Adv. Moraes, que tb é professor na UNIFAP. O apelido do Orlando era Peru, rsrs e eles residiam na subida da Rua General Rondon com a Av. Cora de Carvalho, proximo à antiga olaria,onde hoje é uma locadora de video.

    ResponderExcluir
  2. O senhor de bigode na frente do meu pai é o Sr Alencar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lázaro, oia nós aqui de novo. Vamos lá: O rapaz de braços cruzados ao lado do sr. Alagoano, é o Simões, que trabalhou na Icomi, irmão do motorista Itamar Simões. Eles moravam próximo ao cemitério, quase final da Gen. Gurjão: O carequinha de branco apoiado no ombro do garoto é o inspetor Façanha: em pé, atrás do moreno sorridente(que parece ser o Ioshi Marçal ou Mathial, hoje policial militar) foi por muito tempo motorista da SEEC, mas não lembrei o nome): em pé de chapeu atrás do Getúlio(vaca podre) é o mecânico Paulo, que por muito tempo trabalhou na oficina do Jarbas Gato: o moreno de cócora, ao lado dos moleques, é o Joãozinho Puqueca,que jogou no Latitude Zero, Trem, Macapá, Amapá, Cea e Santana. Espero ter ajudado, Abraços, Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Oi joão, olha nós aqui de novo, tentando colaborar com esse blog nota mil. O jovem d braços cruzados ao lado do sr. Alagoano é o Simões, que trabalhou na Icomi, irmão do motorista Itamar Simôes: O carequinha apoiado no ombro do moleque é o chefe Façanha, o de chapéu atrás do Getúlio(vaca podre) é o mecânico Paulo, que por muito tempo trabalhou com o Jarbas Gato> o moreno de cócoras é o Joãozinho Puqueca, que jogou no Trem, Latitude Zero, Macapá, Cea e Santana: o moreno sorridente parece ser o Iochi Mathial e atrás dele foi por muito tempo motorista da SEEC, mas não lembro o nome.Milton Sapiranga Barbosa

    ResponderExcluir
  5. OK Veneide, obrigado pelas retificações.
    Eu me lembro do "seu" Turíbio Guimarães (pai da Fátima Guimarães que trabalhou na TV Amapá). Só que, realmente, não consegui localizá-lo na foto.
    O sr. calvo que você pensava tratar-se do “seu” Turíbio – o Sapiranga já identificou e realmente agora me lembro – é o inspetor Façanha (irmão do chefe Façanha – que foi um de meus chefes escoteiros no Grupo de Escoteiros Veiga Cabral no Centro Educacional do Laguinho, no início doas anos 60).
    Quanto ao outro calvo que está próximo ao seu pai – Veridiano – não é o marido da Profª Terezinha Nery não. Eu digo isso, porque a profª Terezinha foi nossa vizinha de parede geminada, lá na Presidente Vargas.
    Preciso de confirmação, mas ainda insisto em achar que ele é esposo da Profª Nair Moura Palha (irmã da querida e saudosa mestra Aracy Mont’Alverne) : aquardo confirmação de algum familiar ou amigo dele.
    Quanto ao Orlando – filho do “seu” Pedro – realmente morava com os pais e a família no endereço que você citou, próximo à antiga Olaria Territorial.

    Informação histórica: A Olaria Territorial ficava localizada no centro da cidade, na área que vai da Av. Cora de Carvalho e ocupava todo o declive do terreno até às margens do Igarapé, um pouco mais abaixo, por onde hoje passa a Av. Pe. Julio Maria Lombaerd entre as ruas General Rondon e Eliezer Levy.
    Após a demolição da Olaria o terreno foi ocupado pela construção de casas que depois foram vendidas pelo Governo do ex-Território a muitos funcionários públicos. Localizam-se com frentes para as avenidas Pe. Julio e Professora Cora de Carvalho.
    O Sapiranga pode contar mais algumas coisas sobre a Olaria e o Igarapé.
    ___________________________

    O texto da legenda já foi atualizado.

    ResponderExcluir
  6. Ok Sapiranga...obrigado, mais uma vez, pelas excelentes contribuições.
    grande abraço

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...