quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uma pioneira da Educação Amapaense: Professora Esther da Silva Virgolino

(Reprodução/Imagem/Arquivo pessoal)
(Clique na imagem para ampliá-la)
Ano 1978 - Professora Esther da Silva Virgolino - Uma das pioneiras da Educação do Amapá.
Nasceu no estado do Pará, em 26 de outubro de 1912.
Formou-se em Normalista, em 1931, pela Escola Normal do Amazonas, e integrou o primeiro grupo de professoras normalistas, contratadas pelo Governo do então Território Federal do Amapá que lá chegaram em 1948/1949.
Esther Virgolino trabalhou no Posto de Puericultura Iracema Carvão Nunes (ao lado do Barão do Rio Branco), na Escola Doméstica de Macapá (atual Irmã Santina Rioli), Escola Normal de Macapá (Instituto de Educação, atual Faculdade Estadual do Amapá) e Escola Industrial de Macapá (atual Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes)
Esther Virgolino era prima legítima do João Lázaro (editor do blog) e também da pioneira Raimunda da Silva Virgolino (a Virgó - conhecida professora por passar provas orais na Escola Normal e IETA).
Esther Virgolino faleceu em Belém, em 18 abril de 1993, aos 80 anos, Seu corpo - transladado para Macapá - descansa em paz, no jazigo 105, do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.

Um comentário:

  1. É interessante saber da origem da escola que nos formou cidadãos de bem.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...