sábado, 30 de julho de 2011

Uma casa da Macapá de outrora

A amiga Sarah Zagury, nos mandou (via e-mail) a foto abaixo, que é um registro histórico de Macapá, logo no início do Território Federal do Amapá. É um raro momento do ano de 1949, quando Sarah, na inocência de seus 4 meses de nascida, recebia o carinho de sua Tia Meryan.
(Foto: Reprodução/Acervo/álbum família Zagury)
“Está foto é de 1949, a criança no colo sou eu e a moça é a tia Meryan. O impressionante é a casa  no fundo da foto. Era uma casa de madeira maravilhosa, cheia de janelas, enorme... ficava bem em frente do rio e hoje não  existe mais. Quando eu era criança ia para a janela e ficava olhando encantada com esta casa e os barcos que iam passando. Era nesse braço do rio Amazonas  que brincavamos quando a maré estava baixa.” Sarah Zagury.
O local era a antiga rua da praia, na beira do Amazonas, numa área que na época ficava ao lado da Casa Leão do Norte e da fábrica do Flip Guaraná, onde depois foi construída a Praça Zagury/Praça do Coco.
(Foto: Reprodução/Acervo/álbum família Zagury)
No detalhe a antiga casa da rua da praia, que situava-se na frente da cidade de Macapá. O historiador Nilson Montoril lembra que  nesta casa que ficava à beira do barranco, no final da Av. Presidente Vargas, residiram os pioneiros Joary Barriga e Armindo Felipe Zagalo, pai do Prof. Carlos Zagalo.
(Última atualização dia 03/08/2011)

8 comentários:

  1. Ola Joao, o bebe da foto é a Sara da Sra Raquel ou da Sra Clemencia???
    Ribamar Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Esse blog, nos transporta para a saudade gostosa, de nosso passado feliz, nos deixando extasiado, quando vemos fotos e comentarios, de pessoas e fatos, que ajudaram enraizar nossa arvore da vida.
    Ribamar Pessoa

    ResponderExcluir
  3. Amigo Ribamar...é a Sarah, filha do casal Clemência e Isaac Zagury. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sarah, e a sua tia Meryan? Teve filhos?
    Aurea Batista de Sá Viana.

    ResponderExcluir
  5. Legal essa foto. Me fez lembrar da casa, também de madeira, em que morei, quando criança, na Fazendinha. A diferença é que na minha havia um pátio. Do outro lado da rua havia uma plantação de seringueiras. Infelizmente, o único registro disso é a memória.
    Valeu, Sarah e João, pela foto.

    ResponderExcluir
  6. Na foto sou eu, hoje com 62 anos, filha do Isaac e da Clemencia. Tia Meryam tem 93 anos, viva e lúcida. Está casa era na frente da minha e era em frente a ela que brincávamos e que íamos para o rio,tomar banho.
    Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  7. Quando vi essa fotografia me arrepiei todo, pensei que jamais fosse ver essa casa, pois nessa casa eu Geraldo Vasques, Roberto Barriga, Joary Barriga Filho, vivemos nossos melhores momentos da infancia, essa casa na parte dos fundos ligava com a casa do Dr. Amiraldo Nunes, que ficava na Rua do Hotel, na direção dessa casa faziamos caminhos para tomar banho no rio, onde tinham restos de balsas que os americanos deixaram na epoca da segunda guerra, vivemos intensamente essa época, onde eu e o Roberto depois de assistirmos um filme no João XXIII tomavamos um sorvete no proprio cinema de onde saiamos com nossas bicicletas Gulliver e Bristol em direção ao Igarapé das Mulheres para lutar contra os garotos do igarapé, voltavamos todos rasgados e cheios de hematomas, mas, nem ligavamos no outro domingo era a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Geraldo, obrigado por seu depoimento!
    Volte sempre.
    grande abraço

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...