sexta-feira, 27 de abril de 2012

Do Baú do Aloisio Cantuária

Foto raríssima,  do início dos anos 50, postada no Facebook pelo amigo Aloisio Cantuária,  mostra parte antiga atrás da velha catedral de Macapá. Casas de pau a pique, cobertas de folhas de palmeira, açaí.

Eram residências que ficavam na área denominada Formigueiro, que após a criação do Território Federal do Amapá e a delimitação das ruas da capital, Macapá, ficaram situadas na Rua Coronel José Serafim, atual  Tiradentes, no centro da cidade, entre as Avenidas Presidente Vargas e Mendonça Furtado.

Referência histórica - Particularmente, lembro-me desta imagem pois, essas casas antigas e com essa arquitetura original, ficavam  bem próximas de onde eu residia, em minha infância.
Esta pintada de branco, era a “Mercearia Amiga de Todos”, de propriedade do Sr. Odorico. Era lá que  comprávamos “gêneros de primeira necessidade” no início do Território.
À direita da foto - em cuja imagem só aparece  a ponta da calçada -- ficava o Salão de festas do Sr. Sebastião Canuto, que deu lugar ao atual Cartório Jucá. (João Lázaro)
É uma relíquia histórica, encontrada  pelo pesquisador, no livro Estudos Geográficos do Território do Amapá, de Antônio Teixeira Guerra (1954) — em Macapá.
Quem souber mais detalhes dessa época pode nos contar via  e-mail – jolasil@gmail.com – ou registrar nas páginas dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...