domingo, 15 de abril de 2012

O aniversariante da Semana: Violinista Hernani Vitor Guedes.

(Foto: Reprodução / Facebook - acervo Hernani Guedes)
Hernani Vitor Guedes - Simpatia e sorriso aberto, aos 88 anos
(Foto: Reprodução, gentilmente cedida pelo Sr. Hernani Vitor Guedes)
Ernani Vitor Guedes – idealizador do grupo musical “Os Mocambos” completou 88 anos de vida, bem vividos! A maior parte deles, dedicados ao Amapá e às famílias humildes. O renomado músico, de muitos méritos, é natural de Cametá - Pará e farmacêutico de profissão.
(Foto: Reprodução, gentilmente cedida pelo Sr. Hernani Vitor Guedes)
Seu Hernani Vitor Guedes, e seu inseparável violino, em uma das primeiras apresentações do Conservatório Amapaense de Música em 1953, em Macapá, com o maestro Altino Pimenta, primeiro diretor do conservatório.
Hernani chegou ao Amapá em 1950, aos 26 anos, para trabalhar no Hospital Geral de Macapá, carrregando consigo seu inseparável violino. Antes disso, já tinha conhecido o marabaixo, em viagens que fizera ao então Território Federal do Amapá desde 1946. Nas horas de folga, ajudava seu pai - o farmaceutico Bruno - na Farmácia Macapá, localizada na rua São José, entre as avenidas Presidente Vargas e Coriolano Jucá.
(Foto: Reprodução, gentilmente cedida pelo Sr. Hernani Vitor Guedes)
Em 1963, no Aero Clube em Macapá, tocando uma festa do Rotary. Hernani Vitor e Seu Conjunto primeira formação antes dos Mocambos. Da esquerda para direita: no contra baixo Adamor Oliveira, violão elétrico Francisco, na bateria Fernando Santarém, no saxfone Pinon, na percussão Enoque e ao violino Hernani Vitor Guedes.
Por volta de 1963, formou o grupo “Os Mocambos”. Em 1968 o grupo gravou um LP com 6 músicas autorais e 6 marabaixos. Após inúmeras negociações, deu-se então a gravação das 12 músicas, numa sala improvisada como estúdio, na residência do professor e fotógrafo Alberto de Andrade Uchôa, na Av. Pe. Julio Maria Lombaerd.
A prensagem do disco foi feita em Recife, pela gravadora Rozenblit. Saiba mais, aqui.
Hernani Vitor, foi integrante como primeiro violino da Orquestra Primavera e realizava apresentações em shows institucionais e particulares.
Seu Hernani mostrava em seus shows, talento e um estilo próprio e único desse artista erudito para tocar a música brasileiramente Amapaense.
Ernani Victor Guedes, faleceu em Belém PA, aos 98 anos, dia 31 de julho de 2022.
(Atualizado em 01/08/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...