terça-feira, 19 de março de 2013

ESPECIAL: Claudomiro Moraes – Uma vida cheia de ideais

   Contam os mais antigos que, ao desembarcar no velho trapiche da cidade, a primeira pergunta do recém-chegado Intendente da Capitania dos Portos de Macapá foi dirigida a um velho marinheiro, tripulante da embarcação: Aqui tem governo? - Tem, respondeu o marujo. - Pois sou contra; disparou o mais novo habitante da cidade. Instituía-se então, ali,  naquele exato momento, a oposição no Amapá que, mais tarde, tomou abrigo sob a bandeira do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB de Vargas.

    E lá se vão mais de setenta anos desde o dia em que Claudomiro Moraes ancorou seus sonhos na terra dos Tucujus. “Seu Zito Moraes”, como passou a ser conhecido pela gente do lugar, era uma pessoa carismática. Afável, bem humorado, amigo de um bom papo, instrução básica. Um autodidata e boêmio emérito, não dispensando nunca uma ou outra rodada da boa pinga nos botecos da moda, com preferência aos mais democráticos onde a frequência permitisse confraternizar, sem discriminação, com todos os níveis da representatividade social, política e econômica da época.
   Foi assim que Zito Moraes construiu sólida liderança na pequena cidade onde capitaneou dezenas de campanhas políticas e amargou igual número de memoráveis derrotas, por conta dos bizarros expedientes eleitorais praticados à época pelos donos do poder que, entre a violência e o terror, “emprenhavam” urnas substituindo as cédulas da oposição por votos de seu interesse. Era assim que funcionava. A oposição nunca saia vitoriosa. Nunca.
   Assim, sucessivamente derrotado nas contendas eleitorais, Zito Moraes passou por humilhações terríveis, entre prisões gratuitas, perseguições inomináveis e até apedrejamento de sua própria casa.
  Antes, próspero comerciante, Zito Moraes morreu dignamente pobre. No último leito não lhe faltou o afago das mãos enrugadas de Dona Dica, sua mulher, que, altiva, resistiu e sobreviveu a tudo com a dignidade das grandes mulheres que comungam dos ideais de seus homens e com eles compartilham os bons e maus momentos “até que a morte os separe”.
  Foi uma vida inteira perseguindo os ideais das mudanças, da democracia, da liberdade, da cidadania e da alternância do poder que não viu acontecer. A morte chegou antes.
   Em 1970 articulou, já no MDB, o lançamento de uma força jovem para enfrentar o todo poderoso caudilho Janary Nunes - velha raposa política que dominou por longas décadas com a família os destinos do então Território do Amapá.
   O MDB ganhou as eleições e Antônio Pontes, o candidato, entrou para a história como o primeiro político a vencer a oligarquia Nunes no Amapá.
   Mas Zito Moraes não comemorou essa lendária vitória e nem foi às urnas nas eleição que enfim venceria. Morreu dia trinta de outubro, dezesseis dias antes do pleito.
   Consta que, no fervilhar da campanha eleitoral, Zito Moraes, já internado no Hospital Geral de Belém, no Pará, enfermo e privado de quase todos os seus sentidos, apenas falando e ouvindo com dificuldade, chamou o filho mais novo e, sussurrando, pediu-lhe notícias da campanha: se seu partido e seu candidato ganhariam ou não as eleições.  A resposta foi um entusiasmado SIM. Nesse instante foi possível perceber naqueles lábios contraídos pela dor da enfermidade um enigmático e derradeiro sorriso. Esse foi o último ato político de Claudomiro (Zito) Moraes.
   Zito Moraes não viu nem festejou a vitória dos seus ideais, é verdade. Mas é verdade também que, partindo prematuramente, pelo menos se privou de frustrações maiores, como a de assistir aos descaminhos dos interesses que hoje pontificam o exercício na política no país e no Amapá, onde a honra, a seriedade e o compromisso com os interesses comuns são cada vez mais raros.
   E hoje fico imaginando seu Zito Moraes, depois de sua grande e última viagem, aportando no cais do Paraíso e  perguntando a Pedro: Aqui tem governo? (Euclídes Moraes)

Nota do Editor: Texto escrito há 8 anos (mais ou menos) pelo radialista/jornalista amapaense Euclídes Campos de Moraes, sobre seu pai Claudomiro Moraes, que foi Prefeito Municipal de Macapá em dois períodos: o primeiro de março a agosto de 1951 e o segundo de novembro de 1952 a 31 de dezembro de 1954.  
O Mercado Central foi construído na gestão dele, em 1952.

2 comentários:

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...