segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Cemitério Mais Antigo de Macapá

Foto da praça em frente ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição, vendo-se, em primeiro plano, pequenos animais pastando, e ao fundo homens em atividades próximos ao muro daquela necrópole.
Presumivelmente, este registro fotográfico pode ter sido realizado ao final dos anos 40, quando da administração do prefeito José Serra e Silva que  governou o Município de Macapá no período de fevereiro de 1947 a janeiro de 1950.
A baixa qualidade da imagem, não permite visualizarmos quem são as pessoas presentes à cerimônia fúnebre, registrada na foto acima. Mas percebe-se perfeitamente que trata-se de uma figura ilustre, pela presença de autoridades da administração territorial e militares, certamente da Guarda Territorial. 
Temos que considerar algumas hipóteses para tentarmos descobrir de que evento se trata. Pela localização, bem ao lado da Capela Central de Nossa Senhora da Conceição, deduz-se tratar-se da sepultura de Dona Iracema Carvão Nunes .
Segundo os registros históricos, o falecimento de Dona Iracema Carvão Nunes, ocorreu em 24 de julho de 1945, entretanto o mausoléu que abriga seus restos mortais só foi construído um ano depois, em 1946, dois anos antes da inauguração oficial do primeiro Cemitério de Macapá.  
Na imagem, nessa data, só estava erguida a Capela Central, mas ao seu redor já existiam algumas sepulturas.
A nosso pedido, via e-mail, o historiador Nilson Montoril, fez o seguinte comentário sobre o evento:
"Lázaro. Esse fato ocorreu no dia 29 de julho de 1945, um domingo,  quando Dona Iracema Carvão Nunes completou 7 dias de morta. Ela faleceu ao anoitecer do dia 23, segunda-feira e foi sepultada dia 24, terça-feira. Após a missa rezada na Igreja de São José os familiares, parentes e amigos da extinta, dirigiram-se ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição para lhe prestar homenagens póstumas. O mausoléu de Dona Iracema foi construído mediante subscrição feita junto ao povo e vários materiais aplicados na obra vieram do Rio de Janeiro. No sepulcro não foi aplicado sequer um centavo de dinheiro público. Nilson Montoril."
O Cemitério, localizado no centro da cidade de Macapá, foi inaugurado por Serra e Silva, em 08 de dezembro de 1948.
(Foto: Reprodução / Google imagens)
Hoje, na praça em frente ao Cemitério, está erguida a nova Catedral de São José de Macapá.
Fotografia: by Jurandir Lima
(Post repaginado e reeditado em 04/04/2013)
(Republicado, com atualizações, em 22.04.2013)

3 comentários:

  1. Nobre amigo Lazaro, podemos chamar de cemitério de São José?conhecí com este nome; grande abraçõ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo! O Cemitério de São José fica no bairro do Buritizal. A população (que desconhecia a informação correta)chamava de Cemitério de Santa Maria!

      Excluir
  2. Meu avô, Francisco José da Costa, trabalhava para o Governador Janary até fevereiro de 1945, quando faleceu.Não sei se ele foi enterrado neste cemitério. Aliás, procuro informações sobre ele, e nada encontro. O senhor sabe me dizer onde posso achar registros dos funcionários do governador desta época?

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...