quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lindoval Fonseca Peres - Um Pioneiro da Construção Civil

Lindoval Fonseca Perez, engenheiro civil é macapaense, nascido em 1939, na Praça Veiga,  onde a Macapá antiga começou, teve a honra de ser amparado no seu nascimento pela Mãe Luzia, parteira renomada e homenageada até hoje pelos amapaense. 
Sua origem familiar vem do Marrocos, seu avô por parte de pai era de descendência hebraica e por parte de mãe, pernambucanos Martins Borges da Fonseca e Tereza Leite. "Meus avós se encontraram aqui em Macapá e se casaram. Como a maioria dos da sua etnia era comerciante, assim como minha avó. Meu avô morreu cedo, porém minha avó Sime foi sócia da Alegria Alcolumbre, minha tia", relembra.
Os pais de Lindoval eram macapaenses, lá se casaram e constituíram família.  Abrão Perez e  Caetana da Fonseca Perez geraram dois filhos Lindoval Fonseca Perez - Engenheiro Civil e Lindaci Fonseca Perez, empresária. Lindoval conta que teve uma infância muito feliz; viveu toda sua infância e parte de sua mocidade em Macapá,...
Lindoval está agachado com a bola
...jogando futebol na Casa dos Padres (Praça da Matriz), atuando pela juvenil do Juventus e do Macapá;  Estudou na Escola Barão do Rio Branco e fez o ginasial no Colégio Amapaense. Cursou a faculdade de Engenharia Civil em Belém (PA), e se formou em 1968.
Ao retornar para Macapá, passou a trabalhar na Prefeitura de Macapá, na administração do Prefeito Ubaldo Figueira; ficou só seis anos no município, logo sem seguida foi trabalhar na ECIR, uma empresa de engenharia rodoviária. Em 1975 foi para o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), sendo seu diretor. Depois, entrou para o quadro  do governo do Território, desde a gestão do General Ivanhoé Gonçalves Martins até do Comandante Annibal Barcellos".
Lindoval Perez relembra  os bons tempos da Divisão de Obras, dos pioneiros como Joaquim de Vilhena Neto, Amaury Farias, pessoas que muito contribuíram para a abertura da BR-156, para a consolidação da construção civil no Amapá.
Lindoval Perez contraiu núpcias com a advogada Célia Marques Perez há 43 anos; desse casamento nasceram três filhas: Lilia Cristina Perez, Juiza Federal; Viviane Marques Perez, Perita Criminal e Liani Marques Perez, Engenheira Eletricista que vive e atua em São Paulo.
Lindoval aos 74 anos, está aposentado, gosta de ler, de curtir a neta, conversar com os amigos, navegar na Internet e sair com a mulher para abrilhantar as festas da Confraria Tucuju.

Um comentário:

  1. Que saudade do futebol da casa dos padres, após à missa do domingo. Participei desses jogos da época do Lindoval Peres. Sou testemunha da sua contribuição para o desenvolvimento do estado.
    Genezio Cardoso Nascimento.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...