domingo, 31 de agosto de 2014

Memória do Comércio e da Indústria do Amapá

A foto abaixo, é um registro histórico da posse do empresário Abdallah Houat na presidência da Associação Comercial e Industrial do Amapá.
Presentes a partir da esquerda: Dom José Maritano, segundo Bispo  Prelado de Macapá; Coronel Adálvaro  Alves Cavalcanti, Secretário Geral do Território; jornalistas Ezequias Assis (ao fundo) e Carlos Cordeiro Gomes (com microfone); Abdallah Houat e General Ivanhoé Gonçalves Martins (de lado).
Resumo biográfico - O empresário Abdallah Houat, libanês de nascimento e naturalizado brasileiro, foi para Macapá em 1949 onde iniciou suas atividades como ambulante. Teve uma atividade intensa, participando de todos os eventos esportivos, sociais e políticos do Amapá. Destacou-se como presidente do Esporte Clube Macapá, sendo campeão de futebol, basquete e natação. Foi rotariano a vida inteira, durante trinta e cinco anos com 100% de frequência.
Foi presidente da Junta Comercial por 16 anos. Liderou o movimento de fundação da Companhia Amapaense de Telefones-CAT, sendo eleito Diretor Financeiro e, posteriormente, como Presidente instalou os primeiros 300 telefones em Macapá. Além da JUCAP, presidiu o Clube de Diretores Lojistas, a Associação Comercial (sendo um dos fundadores), o diretório do PMDB, a Cooperativa da Habitação do Amapá, e por último a Suframa. Participou ativamente da construção da sede do Esporte Clube Macapá, do Trem Desportivo Clube, dá Igreja N. S. da Conceição, da Capela de Santo Antônio e da Associação Comercial e Industrial do Amapá.
Abdallah Houat era um católico fervoroso.
Um infarto o levou do nosso meio, quando se preparava para assistir, pela televisão, a uma partida de futebol da seleção brasileira, no dia 9 de julho de 1994. (Fonte: Perfil do Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...